O estande da Univille na Feira do Livro de Joinville recebeu, na tarde desta terça-feira (07/06), o lançamento do livro digital da Editora Univille “Ensino Médio em Santa Catarina e os Desafios Contemporâneos”. A publicação, uma organização das professoras Jane Mery Richter Voigt, Marly Krüger de Pesce e Shirlei de Souza Corrêa, reúne experiências e discussões realizadas pelos pesquisadores e participantes do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (Oemesc).

O evento de apresentação do livro contou com a presença de professoras e professores da rede estadual de Ensino e do Colégio Univille, ambos de Joinville. As professoras Jane Voigt e Shirlei Corrêa apresentaram o panorama da publicação e de como foi realizada a organização das informações do observatório na publicação. E, também, explicaram como o grupo do Oemesc é organizado e sua importância nas discussões e pesquisas sobre as mudanças que estão sendo realizadas no ensino médio.

Após o momento de apresentação do livro, os professores e professoras tiveram a oportunidade de apresentar um pouco de suas vivências na docência e de como estão percebendo as transformações que estão sendo realizadas no ensino médio e os impactos na formação dos estudantes e, também, na prática docente.

O Observatório

O Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (Oemesc) foi criado em 2017 e é formado por professores pesquisadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) de Universidades Públicas e Comunitárias do Estado que discutem todos os desafios do ensino médio, como políticas educativas, currículo, formação e carreira docente.

No mês de maio, o Univille Play, canal da Univille no YouTube, recebeu a 7ª Jornada do Observatório. Foram três encontros que discutiram a reforma do ensino médio, os eixos estruturantes dos itinerários formativos e o papel político do Oemesc no Sul do Brasil. Assista na íntegra aqui.