Mestrado em Design

Mestrado em Design
Mestrado em Design

 

RESULTADO FINAL (Clique Aqui) 

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - EDITAL 01/2017/PRPPG (Clique Aqui) 

EDITAL 001/2017/PRPPG - PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DOCENTES PERMANENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - MESTRADO PROFISSIONAL (Clique Aqui)

FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL DOCENTE PERMANENTE  (Clique Aqui)

 

 

 

 

 

RESULTADO FINAL - PROCESSO SELETIVO PARA 2017 (Clique Aqui)

CRONOGRAMA ENTREVISTAS - PROCESSO SELETIVO PARA 2017 (Clique Aqui)

PROCESSO SELETIVO PARA 2017 - INSCRIÇÕES DE 23/01 À 07/02 DE 2017 

EDITAL 05/2016 (Clique Aqui)

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

CARTA DE REFERÊNCIA (Clique Aqui)

MODELO DO MEMORIAL DESCRITIVO (Clique Aqui)

 

O Mestrado em Design da Univille tem como objetivo consolidar a união entre a universidade e empresas para produção de conhecimento cientifico e tecnológico aplicado. Procura também fomentar uma qualificação profissional de alto nível, conferindo as mesmas atribuições, grau e prerrogativas do mestrado acadêmico, possibilitando ao egresso o exercício da docência e candidatar-se a programas de doutoramento no Brasil e no exterior.

A Capes, órgão federal responsável pelo aperfeiçoamento de pessoal de nível superior brasileiro, reconheceu o Mestrado em Design da Univille, apoiado no alto nível de qualificação do seu corpo docente, na expertise institucional, bem como, na excelente estrutura física para o desenvolvimento da pesquisa na área do design. Neste sentido, o Mestrado abre um sólido espaço de qualificação para o estudante, que poderá vivenciar todas as etapas projetuais e de construção de ideias, imerso na cultura da inovação, da tecnologia e dos processos produtivos.

Para as empresas, o Mestrado em Design cria uma oportunidade de investimento em inovação e pesquisa aplicada junto à universidade em todas as áreas de conhecimento que a compõe, sendo um centro de estudos e desenvolvimento, caracterizado pelo potencial criativo e pela constante renovação.

Este novo espaço vem ampliar o universo da cultura do projeto e da pesquisa aplicada, trazendo soluções inovadoras para o mercado.

O Mestrado em Design é resultado do amadurecimento de 15 anos de experiência do Curso de Design da Univille, um curso reconhecido pela excelência no ensino, formando profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho brasileiro.

Público-Alvo

Profissionais graduados em Design ou em outras áreas, mas que profissionalmente atuem na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos ou serviços.

Objetivos do curso

Com vistas a atender a demanda por profissionais com sólido embasamento, o objetivo do PPGDesign é contribuir com a qualificação de profissionais de alto nível, comprometidos com a produção de conhecimento técnico-científico dirigido para a solução de problemas relacionados ao design de produtos e serviços, sob o foco da sustentabilidade no contexto urbano, industrial e artesanal.

 

Área de concentração - DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Compreende questões e aspectos relacionados ao design no contexto urbano e em empresas de diversos segmentos industriais ou artesanais, com abrangência analítica, mercadológica, de pesquisa aplicada e teórico reflexiva. Considera as transformações sociais, culturais e tecnológicas, discutindo o papel dos profissionais que atuam nesse contexto. O programa objetiva o atendimento da qualificação profissional sob o foco da sustentabilidade. 

 

Linha de Atuação – Processo de Produção e Design:

Esta linha de atuação investiga as relações do design com a realidade social, considerando o contexto urbano, o mercado, o comportamento do consumidor, a sociedade, a cultura material e suas questões simbólicas e estéticas. Abrange a influência, ações e repercussões do design na atribuição de valores culturais e sociais, objetivando o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis.

 

Linha de Atuação - Produção Tecnológica e Sustentabilidade:

Esta linha de atuação investiga questões direcionadas ao estudo das relações usuário-objeto e meio ambiente, considerando aspectos de interface, interações físicas e sustentabilidade. Abrange novas possibilidades em relação aos aspectos de desenvolvimento, produção e gestão do processo de design e do desenvolvimento de produtos e serviços.

 

Horário das Aulas

Terças e quartas feiras das 19h às 22h30

 

Duração

Mínima: 18 meses
Máxima: 24 meses

 

Número de vagas

15 alunos por turma

 

[^]