Colação de Grau e Colação de Grau Especial| Portaria nº 78/2017 GR-SC

Colação de Grau e Colação de Grau Especial

COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL

Caso você não possa comparecer no dia estabelecido no cronograma oficial, poderá requerer colação de grau especial. 
 

P O R T A R I A  Nº 078/2017 GR - SC

A Reitora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo art. 26, inciso XIII,

RESOLVE:  

            Art. 1º  Fixar, para o ano de 2017, três datas, com opção de quatro horários, para colação de grau especial, desde que requerida diretamente pelo site univille.br/colacaodegrau, até cinco dias úteis antes da data estabelecida:

  • o dia 22 de fevereiro, às 10h ou às 19h30, para os concluintes até dezembro de 2016 que requererem a colação especial até 15/02/2017 (solicitação disponível somente para às 10h);
  • o dia 15 de março, às 19h30, para os concluintes até dezembro de 2016 que requererem a colação especial até 07/03/2017 (a solicitação estará disponível a partir de 02/03);
  • o dia 23 de agosto, às 19h30, para os concluintes até julho de 2017 que requererem a colação especial até 16/08/2016 (a solicitação estará disponível a partir de 08/08);

            Art. 2º Para participar da colação de grau especial, o concluinte deverá ter cumprido, com aprovação, todos os componentes curriculares do seu curso.

            § 1º Para cada cerimônia serão disponibilizadas 120 vagas, por ordem de requerimento, para organização adequada da cerimônia;

            § 2º No ato do requerimento, o solicitante terá acesso a um guia com todas as instruções para a cerimônia que deverão ser seguidas, sob pena da não participação.

            Art. 3º Os concluintes que colarem grau em  cerimônia especial não participarão da cerimônia do respectivo curso, com data fixada pelo CEPE.

            Art. 4º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se a Portaria nº 096/2015 GR-SC.

            Joinville/SC, 12 de dezembro de 2016.

             Profa. Dra. Sandra Aparecida Furlan

                                                                                                   Reitora

GUIA DE COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL

Colação de Grau é o ato oficial da Universidade, realizado em sessão solene e pública, para a outorga do grau aos formandos.

Colação de Grau Especial tem por objetivo oportunizar uma data alternativa à colação de grau prevista para a turma e a participação na cerimônia é gratuita.

A cerimônia de Colação de Grau Especial é presidida e dirigida pela Reitora ou, na ausência desta, por alguém por ela indicado. A solenidade acontece no Centro de Convenções e Eventos - UNIVILLE, em Joinville, pela Universidade e as datas são previamente programadas pela Reitoria e publicadas por meio de portaria, sendo inseridas no calendário acadêmico e divulgadas aos departamentos, acadêmicos, comissões de formatura e no site da Universidade www.univille.br/colacaodegrau.

Dos Requisitos:

Está apto a receber o grau acadêmico o aluno regular que concluir o curso de graduação com observância das normas legais pertinentes. A colação de grau dar-se-á, necessariamente, mediante solicitação formal do aluno concluinte. O pedido da colação de grau deverá ser solicitado no site www.univille.br/colacaodegrau, pelo interessado, até cinco dias úteis antes da data estabelecida na Portaria que define as datas para o ano.

OBS.: O cancelamento da solicitação de colação de grau especial, quando houver necessidade, deverá ser feito pelo e-mail diploma@univille.br com antecedência de cinco dias antes da data da colação.

No dia da colação de grau, os formandos deverão chegar no local com 01 hora e 30 minutos de antecedência.

O formando que optar pela cerimônia de colação de grau especial não poderá participar da cerimônia da sua turma. Porém, nada impede que participe do baile com a turma, pois o evento “baile” é uma atividade social, devendo observar as condições estabelecidas pela respectiva comissão de formatura.

Protocolos da Cerimônia de Colação de Grau Especial:

Assinatura da Ata: É obrigatória a assinatura da ata, sendo necessário apresentar documento com foto.

Os formandos serão organizados por área: bacharelados, engenharias, área da saúde, licenciaturas e tecnólogos.

Juramentista: O formando responsável pela leitura do juramento será o primeiro da lista de cada curso, considerando-se a ordem alfabética crescente. O juramentista será informado, no momento da assinatura da Ata, que terá essa função durante a cerimônia.

Organização da fila de entrada: Na fila de assinatura da ata, o formando receberá um número, para facilitar a organização, e será encaminhado para um espaço previamente determinado. O Mestre de Cerimônia fará a conferência e a pronúncia dos nomes.

Na sequência, serão passadas orientações complementares para o andamento da solenidade.

Do Pronunciamento dos Formandos: No horário determinado para o início da solenidade, o Mestre de Cerimônia faz a apresentação do evento, anuncia os formandos e os componentes da mesa de honra; faz a apresentação dos formandos, por curso, para  ocuparem seus respectivos lugares no palco, que estarão identificados pelo número já recebido no início do evento.

A presidenta (Reitora ou seu representante legal) faz a abertura oficial da solenidade.

Na sequência, é executado o Hino Nacional.

Da leitura do juramento: Ao ser anunciada a leitura do juramento, o formando designado irá até o púlpito e se posicionará com o braço direito estendido; os demais formandos do mesmo curso deverão ficar de pé e também estender o braço direito; na sequência, o juramentista fará a leitura do juramento. A Reitora, ou a pessoa por ela designada, fará a outorga aos formandos que serão chamados na ordem estabelecida no protocolo.

Obs: Durante a solenidade de colação de grau especial, não será permitido aos formandos: realizar qualquer tipo de manifestações estranhas ao cerimonial; adotar condutas inadequadas para a solenidade ou que, de qualquer modo, importem na quebra do protocolo; realizar algazarras ou sair do local a eles designado, devendo permanecer até o ato de encerramento da solenidade.

Da indumentária: Todos os formandos usarão beca (togas, faixa, capelo) na cor e especificações do curso, que será disponibilizada pela Instituição em parceria com a empresa de eventos.

Dos Convidados: A solenidade é um evento público, portanto, todos os convidados terão seus lugares junto à plateia.

Solicitação do Diploma

Após a colação de grau, o formado poderá solicitar seu diploma pelo site da Universidade na página da Central de Atendimento Acadêmico no campo diploma fazendo a opção do Campus. Deverá preencher o requerimento, registrando o e-mail para contato, pois este será exclusivamente pelo endereço eletrônico que constar no requerimento.

O setor responsável em receber a solicitação, verificará se há pendências (quanto a documentos); não havendo, o solicitante receberá uma mensagem informando a aceitação do pedido e o prazo de entrega de seu diploma.

Caso haja pendência de documentos, o formado será comunicado e informado sobre as providências a serem tomadas.

A primeira via do diploma é gratuita.

A solicitação da Colação de Grau Especial estará disponível nos links abaixo.      
 

              

 

*A solenidade acontece no Centro de Convenções e Eventos - UNIVILLE, em Joinville.   

[^]