A Univille, com base nas orientações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Ministério da Educação, assumindo seu papel de colaboradora nos esforços de reduzir a disseminação do coronavírus (covid-19), instituiu o Comitê Interno de Ações de Prevenção ao Contágio pelo Coronavírus, através da Portaria 087/2020 GR-SC, de 12 de março de 2020.

Além disso ressalta à comunidade acadêmica as medidas preventivas ao contágio do coronavírus e gripes sazonais:


- Manter as salas de aula e ambientes de trabalho bem ventilados.

- Lavar frequente e cuidadosamente as mãos, utilizando água e sabão. Seque-as, preferencialmente, com papel descartável;

- Evitar levar os dedos à boca e aos olhos;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, alimentos ou bebidas;

- Ao espirrar e tossir, usar lenço descartável para cobrir nariz e boca, e depois lavar as mãos. Se não houver lenço descartável disponível, cobrir nariz e boca com o braço e antebraço.

- Em caso de apresentar sinais gripais com grande mal-estar, dores no corpo e febre alta, procurar atendimento médico. Somente retorne às aulas ou ao trabalho após autorização médica.

- Evitar a automedicação. Somente um médico poderá diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

A Univille está em contato permanente com as autoridades públicas de saúde e não há, até o momento, indicativo para suspensão das atividades acadêmicas. Havendo qualquer orientação contrária, a Reitoria imediatamente tomará as medidas recomendadas pelas autoridades públicas.


Mais informações podem ser obtidas no portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/saude-de-a-z).

Contamos com o apoio de todos para a proteção da saúde da nossa comunidade.

Joinville, 12 de março de 2020.

A Reitoria.