Laboratórios
Laboratório de Biotecnologia I - Biotec I
O laboratório de Biotecnologia I ancora projetos na área de processos fermentativos bacterianos. Destaca-se pelo aproveitamento de resíduos da agroindústria para a produção de bioinseticidas e biogás. Além de estudos relacionados à biossíntese e degradação de polímeros biodegradáveis. Disponibiliza equipamentos como fermentadores de processo em escala de bancada, câmara de fluxo laminar, destilador de nitrogênio, espectrofotômetro colorimétrico, analisador de gases, incubadores com agitação, estufas bacteriológicas, autoclaves, capela química e fluxo laminar, centrifugas, sistemas de filtração a vácuo, microscópios, banhos termostáticos, entre outros.
Laboratório de Biotecnologia II - Biotec II
No laboratório de Biotecnologia II são utilizados os resíduos agroindustriais na produção de basidiomicetos (cogumelos) amplamente utilizados pelo grupo de pesquisa que atua nessa área na Instituição. Nele são desenvolvidas pesquisas voltadas para o valor nutricional, terapêutico e otimização da produção de cogumelos. Ensaios de bioremediação também são viabilizados durante o processo de cultivo dos cogumelos. O laboratório disponibiliza equipamentos como fermentadores de processo em escala de bancada, câmara de fluxo laminar, rotaevaporador, liofilizador, espectrofotômetro colorimétrico, leitor ELISA, incubadores com agitação, estufas com circulação de ar forçada, estufas bacteriológicas, autoclave, capela química e fluxo laminar, câmera de pasteurização, sistemas de filtração a vácuo, microscópios, banhos termostáticos, câmeras de cultivo climatizadas, centrífuga, entre outros.
Laboratório de Biologia Molecular - Biomol
O laboratório de Biologia Molecular, inaugurado em 2004, possuí linhas de pesquisa na área da Saúde humana desenvolvendo alternativas em diagnóstico clínicos e prognósticos que envolvem, detecção de polimorfismos genéticos e investigação de genes que conferem resistência frente à antibióticos em bactérias. O Laboratório de Biologia Molecular conta com o apoio financeiro Institucional. e também de órgãos externos como CNPq.
O BIOBANCO UNIVILLE criado em 2012, é constituído por amostras de DNA de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral e dados clínicos na cidade de Joinville e em quatro regiões do Brasil. Representa a primeira iniciativa latino-americana, e dá suporte ao Projeto Registro Epidemiológico Brasileiro e Biobanco de Doenças Cerebrovasculares que faz parte da Rede Brasileira de Pesquisa em AVC.O BIOBANCO UNIVILLE fornece adicionalmente, dados e amostras para a investigação de fatores genéticos e ambientais de pré-disposição ao risco ao AVC. Possuí apoio financeiro do CNPq.
Laboratório de Análises Instrumentais I
O laboratório de análises instrumentais I conta hoje com os equipamentos mais modernos para análise de química fina, sendo estes: Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC), Cromatógrafo Gasoso (CG), Cromatógrafo Gasoso com Espectroscopia de Massa (CG-MS), Cromatógrafo de íons – sistema de cátions e ânions e um Espectrômetro de Infravermelho (NIR), além de outros equipamento menores como balanças analíticas, digestores, chapas de aquecimento e agitação, sistema de filtração, para o preparo das amostras.
Laboratório de Análises Instrumentais II
O laboratório de análises instrumentais II encontra-se hoje adjunto ao laboratório de pesquisa em materiais, onde oferece o suporte para as análises de materiais desenvolvidos neste laboratório. O laboratório de análises instrumentais II conta com diversos equipamento como: Calorímetro Diferencial Exploratório (DSC), Analisador Termogravimétrico (TGA), Cromatografia Permeação Gel (GPC), Espectrofotômetro no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR).
Laboratório de Materiais
O Laboratório de Materiais conta com uma vasta estrutura para desenvolvimento de materiais, principalmente poliméricos. O laboratório conta com equipamentos como Câmara de envelhecimento acelerado, prensa hidráulica, capela de exaustão, balanças analíticas e semi-analíticas, estufa à vácuo e de circulação. Há também uma sala de preparação de polímeros termofixos e um ambiente destinado ao preparo de papel reciclado que hoje vem sendo utilizado para a preparação de fibras que são utilizadas em conjunto com os polímeros (compósitos). Além disso, o laboratório conta com o apoio do laboratório de Análises instrumentais II acoplando ao laboratório de Materiais, dando todo o suporte de análises no decorrer dos projetos de pesquisa.
Laboratório de Cultura de Células
O Laboratório de cultivo celular dá suporte às pesquisas em cultura de células tumorais visando a aplicação de testes de viabilidade e toxicidade celular de extratos celulares microbianos como, por exemplo, Basidiomicetos. Abrange as áreas de Saúde, Engenharias e Ciências Biológicas. A infra-estrutura do laboratório é composta por salas dedicadas e sala escura e com diversos equipamentos como Microscópio invertido, Microscópio de imunofluorescência, Estufa CO2, Cabine de Segurança Biológica, Leitor Elisa entre outros equipamentos utilizados no preparo de reagentes compartilhados com o Laboratório de Biologia Molecular.
Laboratório de Meio Ambiente
O laboratório de Meio Ambiente oferece infra-estrutura de apoio ao Programa Institucional Babitonga, projetos de pesquisa voltados à área ambiental, Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente e Mestrado em Engenharia de Processos, abrangendo as seguintes grandes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Agrárias. Atualmente possui parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão e Cachoeira. O Laboratório de Meio Ambiente contribui para projetos na área de qualidade de águas com análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. A infra-estrutura do laboratório é composta por multiparamêtros de águas, oxímetros, pHmetros, estufas DBO, espectrofotômetro colorimétrico, condutivímetro, salinômetro, turbidímetro, capela de fluxo laminar, sistemas de filtração a vácuo, entre outros.
Laboratório de Ecotoxicologia - Ecotox
Uma extensão do Laboratório de Meio Ambiente é o Laboratório de Ecotoxicologia, que auxilia aos Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos departamentos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Ciências Biológicas, principalmente, podendo atender também aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) bem como aos Programas de Mestrado e Doutorado e ao Comitê de Bacias. Neste laboratório são realizados testes toxicológicos em algas e microcrustáceos.
Laboratório de Abelhas - Label
No Label são realizadas pesquisas sobre abelhas da região sul do Brasil, atuando principalmente com os temas de biodiversidade, ecologia comportamental, relações entre abelhas e flores, estudos de comunidades, rastreamento polínico, monitoramento ambiental por abelhas, análises palínológicas e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).
Abriga a Coleção de Referência de Abelhas – CRABEU, a coleção de referência de plantas apícolas e a Palinoteca.
Laboratório de Fotobiologia
O laboratório de Fotobiologia oferece infraestrutura de apoio a projetos de pesquisa voltados à área ambiental e da saúde e Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente. O Laboratório é dividido em sala de Fotobiologia, sala de Desenvolvimento Eletrônico, sala de Análises Ambientais e sala de Processos Líquidos; que contribuem para projetos na área de qualidade de águas, desenvolvimento de processos biotecnológicos, desenvolvimento de sistemas eletrônicos voltados à imagem em tempo real, análise de banco de dados e efeitos do aquecimento global. A infraestrutura do laboratório é composta por pHmetros, estufas DBO, estufas de secagem, centrífuga, condutivímetro, salinômetro, fermentadores, sistemas de filtração a vácuo, microscópios, analisador ecotoxicológico de qualidade de água, lupa, microscópio invertido, analisador de microplacas, sistema de simulador de luz solar, gerador de ozônio, entre outros.
Laboratório - Espaço Maker
O Laboratório Espaço Maker Design e Educação tem como finalidade a realização de ações de educação para o desenvolvimento sustentável destinadas a estudantes do ensino fundamental, médio e superior da região de Joinville por meio de oficinas imersivas e demonstrativas voltadas à conscientização e sensibilização sobre a origem, processamento, consumo, destinação e reaproveitamento de materiais poliméricos. Os docentes e discentes participam das oficinas de reaproveitamento dos polímeros pelo processo de reciclagem mecânica e desenvolvimento de novos produtos. O Laboratório conta com uma estrutura composta de equipamentos de pequeno porte (moinho, injetora, extrusora, prensa termoformadora, sistema de produção de filamento e impressora 3D), além de ferramentas manuais e equipamentos de proteção individual. Todo o processo é compartilhado e divulgado em uma plataforma virtual. O Laboratório Espaço Maker Design e Educação foi construído com o apoio da FAPESC no âmbito do PPGDesign Univille e em parceria com a UFSC. Conta também com o apoio da Secretaria de Educação de Joinville e da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Acesse aqui a plataforma do Espaço Maker.
Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal
O laboratório destina-se a pesquisas ecológicas e morfoanatômicas da flora tropical com foco na compreensão da influência de heterogeneidade ambiental sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas e nos padrões de montagem dos ecossistemas florestais por meio de atributos e grupos funcionais. Em sistemas antropizados, tem foco na determinação de padrões de respostas estruturais a alterações da química ambiental usando espécies nativas como monitoras.
Laboratório de Anatomia da Madeira
O laboratório destina-se a pesquisas em anatomia da madeira com foco na caracterização estrutural de espécies euxilóforas da flora brasileira, estudos ecológicos e de hidráulica do lenho e, também, de estudos de anatomia histórica. Abriga a Coleção de Referência de madeiras - XILOTECA JOIw.
Herbário Joinvillea
O Herbário Joinvillea, iniciou suas atividades em 2003 e foi cadastrado no Index Herbariorum do New York Botanical Garden, em 2007, com o acrônimo JOI. A curadora é a Dra. Karin Esemann de Quadros. Conta atualmente com 20.300 espécimes tombados, 16 typus (quatro isótopos, nove parátipos e três holótipos), sendo o quarto maior Herbário de Santa Catarina. O JOI tem como objetivo documentar a flora regional, estadual e de estados vizinhos, principalmente do bioma Mata Atlântica, das florestas ombrófila densa (e suas diversas subformações) e ombrófila mista, restinga, manguezal, entre outros ecossistemas associados, tais como marismas, apicuns, ecossistemas ecotonais, etc. No acervo do JOI predominam as angiospermas (197 famílias), como também fungos e liquens (75 famílias), samambaias e licófitas (28 famílias), gimnospermas (seis famílias), briófitas (cinco famílias) e algas (uma família). As famílias de Angiospermas com maior número de registros no acervo são Asteraceae (1.398 registros), Myrtaceae (1.130), Melastomataceae (1.012), Orchidaceae (949), Fabaceae (855) e Rubiaceae (785). O JOI também abriga o Banco de Sementes do JB, com um acervo de sementes de 80 espécies. Além da sala do acervo e da sala de trabalho, o JOI conta com um Laboratório minimamente equipado para atender atividades de pesquisa em Taxonomia e em Morfologia e Anatomia Vegetal. As atividades de rotina consistem em preparação de exsicatas, controle sanitário, identificação das amostras, informatização, produção de etiquetas, inclusão de material no acervo e atendimento ao público visitante, principalmente acadêmicos e escolares, mas também pesquisadores do Brasil e estrangeiros. Para o registro das amostras é utilizado o sistema JABOT (do Jardim Botânico do Rio de Janeiro) e cerca de 85% da coleção já está disponível online no site do SpeciesLink. O JOI recebe doações e realiza permutas com outros Herbários de Santa Catarina e demais Estados, o que também permite ampliar o seu acervo.
Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros - TetraMar
Ancora o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de prestação de serviços envolvendo diversas espécies de tetrápodes, além de dar apoio à atividades de ensino e extensão, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. É composto pelo prédio principal (700 m2), 3 câmaras frigoríficas e o Acervo Biológico Iperoba - ABI (140 m2). Sua infraestrutura permite a realização de atividades de campo e laboratório, atendendo a diferentes linhas de pesquisa, como ecologia populacional, parâmetros biológicos da fauna, bioacústica, ecologia alimentar, avaliação e monitoramento de impactos sobre a fauna, entre outros, além de uma estrutura completa para realizar a estabilização de fauna marinha. Atua em parceria com instituições nacionais e internacionais.
Centro Memorial da Universidade da Região de Joinville
O Centro Memorial da Universidade da Região de Joinville (CMU/Univille) é vinculado ao Curso de História, ao Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e à Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Comunitários da Univille. Sua missão é fortalecer o sentimento de pertencimento à memória da universidade nas comunidades interna e externa. Os principais objetivos do CMU/Univille incluem a preservação e difusão de acervos documentais relacionados à história da Univille e da educação superior na região, além de apoiar e promover projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico
O Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico/LAPArq é um espaço de pesquisa interdisciplinar da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE ligado à Linha de Pesquisa Patrimônio, Ambiente e Sustentabilidade do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade/PPGPCS dessa Universidade, aos cursos de graduação em História, Biologia e entre outros, e à especialização em Arqueologia cujo foco principal é o estudo dos grupos sociais através do tempo a partir dos remanescentes materiais.
Laboratório de História Oral
O Laboratório de História Oral da Universidade da Região de Joinville (LHO/Univille), criado em 6 de março de 1982, é um espaço dedicado à promoção e difusão da metodologia da História Oral em Joinville e regiões de atuação da Univille. Suas pesquisas se alinham com o Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da universidade, além de se integrarem ao curso de Licenciatura em História. O acervo do LHO/Univille é composto por entrevistas orais oriundas de projetos acadêmicos e de doações externas. O laboratório oferece gratuitamente equipamentos e assessoria para a realização de entrevistas, além de disponibilizar um banco de dados online com informações relacionadas às entrevistas. Ao longo de seus 40 anos, o LHO/Univille tem se destacado por fomentar projetos interdisciplinares que unem ensino, pesquisa e extensão em História e Educação, promovendo práticas pedagógicas inovadoras na área de História Oral.