PDG estimula reflexão sobre inclusão no ambiente de trabalho

Em mais uma rodada do ano, o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), realizado no dia 08 de agosto no Centro de Convenções, tratou da problemática de como as organizações se preparam para tornarem-se em ambientes efetivos de inclusão, com foco em PcDs. “Além da sensibilização, o objetivo foi articular com os gestores ações para que os PcDs, ao ingressarem para trabalhar na Instituição, possam encontrar aqui perspectivas de crescimento pessoal e profissional”, enfatizou o vice-reitor, Alexandre Cidral, coordenador da equipe da Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais, que desenvolve o PDG.

O tema foi abordado em mesa redonda com a participação das professoras Aliciene Machado e Sônia Maria Ribeiro e da representante da rede de inclusão em Joinville, Iraci Seefeldt, diretora do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar).

Na Univille, a inclusão é uma das diretrizes da Política de Gestão de Pessoas. Internamente, a questão vem sendo aprimorada pela Gerência de Gestão de Pessoas (GP) em atividades conjuntas com o Ministério do Trabalho. Uma delas é o Feira de Empregabilidade, realizada no campus em setembro do ano passado no Dia D da inclusão com grande repercussão e que vai se repetir em 2019. Diversas ações em parceria estão previstas para agosto e setembro. Recentemente, equipes de vários setores da Universidade participaram de projeto de inclusão para entender a dinâmica da inclusão, promovido pela GP.