3º objetivo estratégico

A produção científica, tecnológica, esportiva, artística e cultural da Universidade é uma das formas de materializar os resultados do processo de construção do conhecimento na interação entre a Instituição e a comunidade. A produção acadêmica permite avaliar como a Universidade cumpre sua missão e contribui para o desenvolvimento da sociedade. É desse tema que trata o objetivo nº 3 do Planejamento Estratégico Institucional da Univille (PEI 2017-2026): aumentar a produção científica qualificada, bem como a produção tecnológica, esportiva, artística e cultural da Univille, intensificando a relação ensino, pesquisa e extensão.

A produção científica qualificada diz respeito à publicação de artigos de professores em periódicos de produção intelectual conceituados. A quantidade e qualidade das publicações é considerada na avaliação de mestrados e doutorados. O conjunto da produção acadêmica é um dos itens analisados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Como comentamos em edição anterior, melhorar o desempenho institucional dos cursos no Sinaes é também um dos objetivos estratégicos estabelecidos no PEI.