Em ano de vestibular, organizar e planejar uma rotina de estudos pode ser crucial na hora de garantir uma aprovação para o curso dos sonhos. Saber quantas horas por dia se dedicar aos livros, como distribuir as matérias durante o período e quanto tempo descansar são itens essenciais na rotina de quem deseja prestar uma prova.

Para você potencializar a produtividade dos seus estudos, garantir maior rendimento e evitar o acúmulo de tarefas, trazemos algumas dicas importantes para  guiar a sua jornada pré-vestibular. Confira:

Estabeleça prioridades

Você não pode encarar sua rotina com os livros como apenas mais uma ocupação ao longo da semana, e sim um caminho para se atingir o objetivo do ensino superior, o que futuramente irá valorizar ainda mais seu currículo profissional e mostrar a futuros recrutadores que você possui uma formação sólida na área.

Por conta disso, você deve refletir a respeito do seu cotidiano e avaliar quais atividades são, de fato, essenciais e quais servem apenas para dispersar seu tempo e tirar seu foco, sobrecarregando seu dia a dia.

Defina um cronograma

Para algumas pessoas, umas das maiores dificuldades de pegar nos livros está ligada ao tempo. Muitos trabalham, têm outras atividades extras, compromissos sociais, e não conseguem usar todo o tempo livre disponível para os estudos. A organização para este fim depende de diversos fatores, como a rotina em si, a flexibilidade de horários e o próprio nível de cansaço de cada um.

Porém, é possível conciliar todos os compromissos e investir no aprendizado, montando um cronograma semanal com todos os afazeres. Feito isso, separe horários diários que sejam dedicados ao estudo, e faça um esforço para cumprir fielmente o que estiver programado.

Monte um plano de estudos

Após definir quais horários serão dedicados para estudar, você deve montar um planejamento de estudos. Ele será essencial para garantir uma maior imersão nos conteúdos, de forma integral, e evitar que você se dedique mais a uma matéria do que em outra.

Uma das maneiras de você aplicar esse planejamento é por meio de fases. Você pode estudar uma matéria específica por semana, durante um mês, e na quarta semana, fazer um apanhado geral revisando todos os assuntos vistos nas três matérias que estudou no período. Dessa forma, você não ficará desatualizado em nenhum tema que pode cair no dia da prova.

Você pode também aproveitar o material utilizado no Ensino Médio caso tenha dificuldades em encontrar apostilas especializadas em conteúdo pré-vestibular. Além disso, procurar por provas de anos anteriores na internet e colocar em prática os exercícios potencializa muito o ganho de conhecimento. Dessa forma, você economiza nos estudos e diversifica sua fonte de aprendizado.

Tenha um ambiente adequado

Para se atingir o máximo de eficiência e produtividade, é essencial ter um local adequado para estudar. Dependendo do espaço, sua concentração pode ficar comprometida por conta de diversos fatores que irão tirar seu foco e até mesmo estimular a famigerada procrastinação.

Para evitar que isso aconteça, dê preferência a um cômodo em sua casa que esteja sempre limpo, organizado, tenha boa circulação de ar, iluminação adequada, mesa, cadeira e que garanta o máximo de silêncio possível.

Gostou das dicas? Confira também nosso checklist de estudos de como se preparar para o vestibular e baixe nosso conteúdo: https://universo.univille.br/checklist-de-estudos