Se você está escolhendo uma Instituição onde iniciará os estudos de graduação, já percebeu que algumas entidades são chamadas de faculdade enquanto outras se declaram como Universidade.

A principal diferença entre essas duas Instituições de Ensino Superior (IES) é que as Universidades são reconhecidas por possuir, além de Ensino, também a Pesquisa e a Extensão.

O Ensino e a Pesquisa têm conceitos mais claros. Normalmente, mesmo sem uma definição precisa, há uma ideia geral do que sejam ou do que fazem essas duas atividades. Porém o mesmo não ocorre com a Extensão.

Pensando nisso, esse post foi criado para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas básicas sobre a Extensão Universitária e sua importância para a formação profissional. Bateu curiosidade? Então continua a leitura conosco e saiba mais!

Pilares da Universidade

Diferentemente de uma faculdade, a Universidade possui em sua estrutura o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Dessa maneira, além de ser preparado na teoria para se tornar um profissional capacitado, o estudante possui oportunidade para fazer pesquisas nas áreas de estudo que lhe interessem e também de colocar seus conhecimentos em prática junto à comunidade. Assim, uma Universidade capacita o seu acadêmico para além do que uma faculdade seria capaz.

Um bom exemplo seria o caso de um estudante que deseja seguir carreira acadêmica, ou seja, virar um cientista e realizar pesquisas acadêmicas. Ele precisará de uma Universidade para realizar seu sonho, pois a estrutura dada à Pesquisa é muito mais significativa dentro de uma IES que possui esse título.

Em resumo, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são os principais diferenciais de uma Universidade frente a uma outra Instituição de Ensino Superior. A realização de um curso superior em uma IES como essa garante ao estudante oportunidades que vão muito além do ensinar. Por meio desses pilares, há formação de profissionais muito mais qualificados e que se destacam diante dos demais.

Portanto, temos uma ideia geral do que seja a Pesquisa e o Ensino, mas ainda fica a dúvida: o que é a Extensão Universitária?

Extensão Universitária

Sem dúvidas, pouca gente sabe o que é a Extensão. Primeiro, isso ocorre porque ela está presente em outros locais que não apenas nas Universidades, porém com outros nomes. Depois disso, mesmo que seja extensionista, poucas pessoas sabem disso e, então, acabam não entendendo o que é ou até mesmo nunca ouvindo falar no termo.

Não existe um conceito definido sobre o que seja Extensão. Isso porque ela se apresenta de diversas formas. Assim, em uma Universidade, existem diversas frentes extensionistas, e elas possuem características próprias. Somando todas elas, é que a Extensão Universitária se forma.

Diante disso, ela pode ser enxergada em diversos ângulos e possui conceitos diversos com base em cada um deles. Assim, em uma tentativa de resumir, podemos dizer que as principais categorias de Extensão Universitária são:

• Cursos de extensão;
  • Prestação de serviços sociais;
  • Resultado do trabalho com a Pesquisa e o Ensino.

Além disso, essa atividade tem como objetivo conhecer os problemas da comunidade para que, por meio de estudos e pesquisas, descubra ou até mesmo crie uma maneira de resolver tais questões.

Extensão Universitária na Univille

A Extensão na Univille busca constantemente compartilhar um conhecimento que pense o mundo atual, que interrogue a realidade contemporânea e que atue considerando a responsabilidade socioambiental no que diz respeito à inclusão social, ao desenvolvimento sustentável, à melhoria da qualidade de vida, à inovação social e ao respeito aos Direitos Humanos.

Objetivos da Extensão:

Assim, a Extensão constitui atividade permanente da Univille, articulada ao Ensino e à Pesquisa, por meio do diálogo e do compartilhamento de conhecimentos, problemas e soluções com a comunidade (UNIVILLE, 2016). Para isto, a Extensão da Univille tem como objetivos:

• promover a construção e socialização de conhecimento;
  • promover o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade externa, incentivando a autonomia e apropriação de tecnologias desenvolvidas;
  • contribuir para a formação do estudante por meio da sua participação em atividades que o coloquem em contato com a realidade social e profissional;
  • desenvolver  as  atividades  de  Extensão  em  articulação  com  os Colégios, Cursos de graduação e Programas/Cursos de Pós-graduação considerando a sua curricularização e inserção nos respectivos projetos pedagógico;
  • desenvolver parcerias com os Governo Federal, Estadual e Municipal, bem como organizações e instituições privadas e não governamentais nacionais, internacionais e estrangeiras com o intuito de promover atividades de Extensão;
  • atender demandas relacionadas a treinamento e desenvolvimento por meio de cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento;
  • atender às demandas de prestação de serviços, nas áreas de competência da Universidade, para os diversos segmentos da comunidade;
  • socializar experiências e compartilhar conhecimento produzido na articulação da Universidade com a comunidade por meio de eventos culturais, artísticos, esportivos e científicos com o intuito de;
  • manter a interação com a comunidade externa por meio da participação em conselhos, fóruns e instâncias assemelhadas;
  • contribuir para a solução de problemas atuais e emergentes por meio de projetos e programas de extensão que proporcionam a interação e a colaboração com a comunidade externa na construção do conhecimento.

Enxergando a importância da Extensão Universitária na formação acadêmica, a Univille reformulou as matrizes curriculares de seus cursos, em um processo de Inovação Pedagógica e Curricular.

Se quiser conhecer nossos cursos e suas novas matrizes, clique aqui e confira!