Para conseguir dar conta de toda matéria que o Vestibular exige, manter o foco nos estudos é essencial. O problema é que essa é uma habilidade complexa.

No entanto, ainda que não seja fácil, você pode desenvolver essa competência por meio de atividades muito simples.

Pensando nisso, fizemos este post para lhe apresentar 5 dicas que você pode começar a aplicar hoje de como manter a concentração nos estudos. Quer ver? Então continue com a gente!

Evite distrações

Na língua portuguesa, distração é o extremo oposto de concentração. Dessa forma, para manter o foco nos estudos, você precisará desfazer-se de tudo que lhe distraia.

Atualmente, muita informação nos cerca, o tempo inteiro: um carro de som passando na rua, a Smart TV ligada na sala, o celular que não para de nos notificar... Para conseguir se concentrar nos estudos, você deverá ficar distante desses estímulos.

Se possível, organize um espaço próprio para estudar, é importante que ele seja silencioso e bem iluminado. Enquanto estiver estudando, deixe a televisão desligada e o celular no silencioso, de preferência, em outro cômodo da casa.

Após eliminar as distrações, você ficará muito mais focado.

Exercite leitura focada

A capacidade de fazer leitura focada também pode lhe ajudar a manter sua concentração. Para isso, você precisará ler um bloco de texto e reduzi-lo ao máximo. A ideia é extrair apenas as informações essenciais do que foi lido.

Você pode começar por ler um parágrafo e sintetizar o que foi lido em, mais ou menos 25 palavras. Mas lembre-se de selecionar apenas o que for importante e também de transcrever com suas próprias palavras.

Assim, você desenvolverá a habilidade de concentrar-se apenas no que importa.

Divida as tarefas

Um grande motivo para se desconcentrar é a preocupação com grandes projetos. Mas você pode resolver esse problema dividindo as tarefas em partes menores.

Por exemplo, você precisa dar conta de 5 capítulos de matemática. Por que não dividir e estudar um capítulo por vez? Estuda uma sessão, faz uma pausa para descanso e recomeça.

Dessa maneira, você terá bem menos chances de perder o foco nos estudos e renderá muito mais. Então, que tal dividir seus estudos em pequenos blocos?

Observe os prazos

Para garantir o foco nos estudos, determinar prazo para cumprimento de atividades é um passo importante. Assim, se você tem uma matéria para estudar, determine um tempo limite para terminar.

Por exemplo, na escola, você teve aula de história. O ideal seria que você revisasse o conteúdo no mesmo dia. No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Assim, é importante determinar um prazo para que essa matéria não se perca.

Por exemplo, você pode definir que revisará o conteúdo antes do dia da próxima aula. Dessa forma, revê o que já foi passado e não vai se confundir.

Para ajudar, você pode trabalhar com planejamento. Um cronograma semanal de disciplinas a estudar e uma lista de conteúdos diários vão contribuir para sua concentração nos estudos.

Medite

Sempre que você estiver impaciente ou muito distraído, meditar lhe ajudará a retomar o foco nos estudos.

Para isso, não é preciso tomar a posição de buda e ficar desconfortável se forçando a respirar. Na verdade, o objetivo é o extremo oposto: encontrar uma postura que lhe acomode, para que, então, possa respirar com conforto e sentir-se bem.

Agora você já sabe o que fazer para manter o foco nos seus estudos e pode se preparar para arrasar no Vestibular. Se ainda não sabe que curso escolher, assista agora mesmo à playlist do Missão Futuro!