É praticamente impossível passar pelo Ensino Médio e não ouvir falar de Sócrates e de sua máxima: "Conhece-te a ti mesmo". Desde sempre, o autoconhecimento é um fator determinante para realização de boas escolhas. Não poderia ser diferente com a escolha profissional.

São muitas as considerações que precisam ser feitas para se fazer uma opção por qual caminho profissional seguir. Não sabe por onde começar? Então segue a leitura que, em breve, você terá 5 passos para lhe orientar nesta jornada. Vamos juntos?!

Apontar seus valores

Questionar-se sobre seus valores e princípios é o primeiro passo para o autoconhecimento. Na escolha de profissão, não teria como ser diferente. Afinal, estamos falando de algo que lhe acompanhará por um bom tempo de sua vida.

É essencial não ir contra o que é importante pra você: se você preza por liberdade, talvez seja uma boa alternativa um trabalho com flexibilidade de horários, por exemplo.

Optar por uma atividade que você valorize e que se alinhe a seus princípios, é o primeiro passo para uma escolha profissional acertada.

Identificar interesses pessoais

Você já parou para pensar no que lhe deixa feliz? O que você faz por prazer hoje que poderá lhe render um excelente trabalho no futuro. Dessa forma, seus interesses pessoais são outro ponto a se observar no processo de escolha profissional.

Pensando nesses aspectos, coloque num papel o que você gosta de fazer: sempre curtiu sair para dançar? Escrever sempre lhe foi reconfortante? Quais são os seus hobbies?

A pergunta poderia até mesmo ser: "o que você faz aos fins de semana?". Isso pois, o que você precisa saber agora, é justamente o que você faz quando não possui obrigações.

Distinguir suas habilidades

Pelo que você sempre é elogiado? É bom em matemática ou tem talento para escrita? Essa é a hora de pensar no que você faz bem e/ou tem facilidade de realização.

Caso você não consiga pensar sobre isso, algumas circunstâncias do dia a dia poderão lhe ajudar: você era quem sempre ajudava os colegas a estudar? Animava as saídas com a galera tocando violão? Situações como essas poderão lhe orientar!

Pensar em suas habilidades ajudará você na escolha profissional, pois facilitará tanto seus estudos na Universidade quanto na própria realização da profissão.

Mas é importante deixar claro que, apesar disso, habilidades podem ser desenvolvidas. Então, se você deseja aprender algo, pode se dedicar a aprender isso. Ok?!

Pontuar expectativas de resultados

Você já parou para pensar no porquê de precisar trabalhar? O que pretende construir com seu trabalho? Quais são seus planos para depois da graduação?

Talvez você tenha ideia de construir família, montar uma casa e morar sozinho ou de viajar muito. São muitas as possibilidades e você deve pensar com carinho nelas.

Ter bem desenhadas as suas expectativas lhe ajudará no momento de escolha profissional, pois você precisará escolher um caminho que se adeque a elas. Afinal, a grande razão do trabalho é proporcionar a realização de sonhos. Então, lembre-se de analisar bem esses pontos!

Reconhecer suas influências

Como último ponto, fazer uma análise externa e, assim, responder: o que lhe influencia?

Enquanto seres humanos, estamos rodeados por vários estímulos. No caminho até aqui, capturamos inúmeras influências que fizeram de nós quem somos hoje.

Normalmente não percebemos isso. Mas pensa um minutinho: quem seria você caso não tivesse sido criado pela sua família? Uma pessoa completamente diferente, com certeza. Já parou pra pensar nisso?

Então, neste momento, você precisa parar e analisar detalhadamente todas as influências que lhe cercam, pois esse é um ponto essencial de alinhamento com sua escolha profissional.

Em resumo, note que o processo de escolha profissional precisa estar acompanhado de autoconhecimento. Isso porque, por meio dele, as opções mais adequadas serão escolhidas.

Agora que você já sabe a importância do autoconhecimento para a escolha profissional, já pode começar a pensar sobre a profissão que irá seguir. Então, clique aqui e conheça as motivações e inspirações que os estudantes de cada curso de graduação da Univille tiveram para escolherem suas profissões.