A quarentena deixou muitos estudantes de cabelo em pé. Isso porque estudar em casa não é tarefa fácil. É preciso muita disciplina e consistência para desenvolver essa habilidade.

Possivelmente, seu primeiro contato com estudos online aconteceram agora. Até então, o costume era ter um professor lhe guiando e, do nada, precisou se adaptar a uma nova rotina.

Neste post, apresentaremos 5 dicas para facilitar seus estudos na quarentena. Se você deseja aprender a estudar em casa, continue a leitura!

Entenda sua motivação

Para lhe impulsionar quando o processo estiver difícil, é importante que você entenda qual é sua motivação.

O que lhe fez chegar até aqui? Por que você trabalha? Por que você estuda? Qual é sua motivação? Uma resposta simples: o seu futuro! Pensando nele, você chegou até aqui.

Independentemente de desejar ter um empreendimento de sucesso ou fazer carreira na Ciência, você precisará visar adiante para chegar lá.

Por isso, é importante lembrar que os seus estudos estão ligados a uma melhoria do seu futuro. Dessa forma, essa é sua principal motivação para se dedicar a estudar em casa.

Divida seu tempo

Se além de estudar em casa, você também precisou se adaptar ao trabalho remoto, é importante que aprenda a dividir seu tempo.

De 08 às 17, precisava bater ponto no trabalho. Depois disso, pegava o ônibus e se dirigia à escola. Das 19 às 22, se dedicava a estudar, e depois voltava para casa. Sua rotina era mais ou menos assim, certo?

Você sempre teve determinado seus horários para cada atividade. Certamente, mesmo que suas atividades estejam ocorrendo em casa, isso precisa continuar do mesmo jeito.

Dessa forma, preste atenção no relógio. Acorde com tempo para seguir uma rotina semelhante à que tinha antes da quarentena. Escove os dentes, tome um banho e um café quentinho. Com certeza, esse processo lhe ajudará a ter um dia mais produtivo.

Além disso, por falar em produtividade, você pode planejar o seu dia na noite anterior. Deixando suas tarefas organizadas, sobrará mais tempo para fazer pausas nos momentos que tiver imprevistos ou que precisar de um cafezinho.

Crie um ambiente de estudos

Em nosso lar, estamos rodeados por diversos estímulos aos quais não estaríamos expostos caso estivéssemos em sala de aula. Por isso, para estudar em casa, é importante criar um ambiente de estudos.

É necessário que ele seja silencioso e bem iluminado. Outro ponto importante é que tenha o mínimo de estímulos possíveis. Ou seja, organize as canetas em um estojo, leve as canecas de café para a cozinha... resumindo, deixe à vista, apenas o que for essencial para seus estudos.

Lembre-se também de conversar com sua família para que, durante a aula, lhe interrompam apenas se for muito necessário. Assim, você garante que estará em um ambiente perfeito para estudar em casa.

Livre-se das distrações

Assim como é importante reservar um ambiente específico para seus estudos, livrar-se das distrações também é essencial.

Conversar com seus familiares para não lhe chamarem nos momentos de aula e estudar longe da televisão já é se livrar de grandes distrações. No entanto, hoje em dia, o principal estímulo que causa desconcentração é a internet.

Por isso, quando estiver no horário de estudar, desative as notificações do celular. Se for possível, é recomendado guardá-lo em um outro ambiente. Você poderá olhá-lo em seus intervalos.

Com essas simples atitudes, seu rendimento crescerá muito, e você poderá estudar em casa com muito mais facilidade.

Cuide de sua saúde

Cuidar da saúde é um fator decisivo em qualquer tempo. Porém, com o confinamento, o índice de sedentarismo e de má alimentação costuma crescer.

Você pode comer seu chocolate e não precisa passar todo o seu tempo livre fazendo ioga. No entanto, é importante que consuma frutas e verduras, não coma nada em excesso e que se exercite por alguns minutos diariamente. Por exemplo, um alongamento enquanto o café fica pronto, já vai lhe trazer muito mais disposição.

Resumindo, estudar em casa é um processo trabalhoso que pode ser facilitado com algumas ações simples que acabou de conhecer.

Agora que chegou até aqui, o que acha de dividir esse conteúdo com seus amigos para que também possam estudar em casa? É só clicar nos ícones que estão abaixo do título e compartilhar!