A escolha profissional é um processo decisivo na vida de uma pessoa. Ele costuma ser bastante complexo e precisa de bastante dedicação. Para facilitá-lo, existem alguns instrumentos disponíveis. Dentre eles, estão a orientação profissional e o teste vocacional.

Em um primeiro momento, os dois parecem ser sinônimos. No entanto, são ferramentas diferentes, apesar de serem utilizadas para um mesmo fim: ajudar você em seu caminho de escolha profissional.

Mas, afinal, o que é orientação profissional e o que é teste vocacional? Como se diferenciam? Quais são suas funções no processo de escolha profissional e construção de carreira?

É o que nós falaremos hoje, neste texto. Portanto, siga a leitura com a gente!

O que é teste vocacional?

Teste vocacional é o nome dado aos testes psicológicos realizados com o intuito de identificar profissões ou áreas do conhecimento que mais se adequam à personalidade de um indivíduo.

Em pesquisas na internet, é possível encontrar inúmeros exemplos de testes vocacionais. No entanto, esses exemplares costumam não possuir nenhum embasamento científico, o que não lhe confere confiabilidade. Além disso, somente os profissionais da Psicologia possuem permissão para aplicação de teste vocacional.

Outro ponto importante a se observar sobre o teste vocacional é que você não deve escolher sua profissão somente com base nele. Apesar de seu nome ter radical comum à palavra vocação, ele não lhe indicará o trabalho para o qual você foi predestinado. Afinal, isso não existe.

Por isso, é importante que o teste vocacional seja feito com o acompanhamento de um profissional da Psicologia. Assim, há garantia de que seu resultado será bem interpretado e também que será analisado em conjunto com outros fatores. É aí que entra a orientação profissional.

O que é orientação profissional?

São muitos os fatores que deverão ser observados no processo de escolha profissional. Diferentemente do teste vocacional, a orientação profissional é um processo; uma jornada que busca dar auxílio a quem ainda não sabe qual carreira profissional seguir.

Nessa técnica, aspectos como seus interesses, suas habilidades e suas competências, além de suas paixões e seu estilo de vida serão levados em consideração. Ou seja, o processo de orientação profissional se firma principalmente em construir o autoconhecimento.

Afinal, você possui muito mais chances de ter bons resultados ao escolher uma profissão ou carreira consciente de suas características principais.

Não existe um limite de idade ou requisito de escolaridade para participar desse processo. Você pode realizá-lo ao sair do ensino médio, quando você precisa decidir qual graduação fazer, ou mesmo em um processo de recolocação profissional.

Se você possui dúvida sobre que profissão seguir ou como redirecionar sua carreira, a orientação profissional é pra você.

Agora que você já sabe a diferença entre teste vocacional e orientação profissional, o que acha de participar de um programa de orientação profissional dentro de uma Universidade?

O Oi Profissional é um projeto gratuito de orientação e informação profissional formado por acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Univille. Para participar, clique aqui e solicite sua vaga nos encontros virtuais!