Com certeza, você já foi alvo da pergunta: “o que você quer ser quando crescer?”. É natural que o questionamento surja, pois o trabalho é parte importante da vida. Dessa forma, em algum momento, todos terão que optar por uma ocupação. Para isso, entender o que é profissão e o que é carreira é essencial.

Você utilizava os termos profissão e carreira com o mesmo significado? Na verdade, são coisas diferentes e é preciso entendê-los assim. Dessa maneira, o processo de escolha profissional é facilitado.

No post de hoje, vamos falar sobre a diferença entre profissão e carreira, para lhe ajudar na jornada para o seu futuro. Continue a leitura e saiba mais!

Momento de escolha profissional

A escolha profissional é um momento muito importante da vida. Assim, precisa de muita atenção, para garantia de uma boa decisão.

Fazer uma boa opção será de extrema importância para o seu sucesso profissional. Dessa maneira, contribuirá inclusive para sua felicidade. Afinal, a nossa vida profissional envolve muito mais do que apenas trabalho.

Passamos cerca de um terço da nossa vida trabalhando. São, em geral, oito horas diárias durante cinco dias da semana. É bastante tempo!

Essa é uma das razões que faz a escolha de uma profissão ser tão importante. Imagine fazer algo que não gosta durante tanto tempo. Seria bem ruim, não?!

Além disso, é a sua ocupação que vai garantir seu sustento: sua casa, sua comida, suas roupas. Ou seja, por meio do trabalho, você poderá garantir o seu bem-estar e da sua família.

Portanto, lembre-se de reservar um tempo especial para escolher sua profissão. Dedique-se para que faça uma escolha profissional consciente. Dessa forma, poderá construir uma carreira de sucesso.

Diferença entre profissão e carreira

Realizar uma escolha profissional com informação e boa orientação ficou evidente, não é? São muitas horas dedicadas a um ofício que deverá garantir seu sustento. Por isso, dedicar-se a esse processo é tão importante.

Porém, ainda não ficou muito clara a diferença entre profissão e carreira? Isso não é problema. Você pode conhecer mais sobre esses conceitos logo abaixo. Confira:

O que é profissão?

Quando falamos em profissão, nos referimos diretamente à pergunta citada anteriormente: "O que você quer ser quando crescer?".

No processo de escolha profissional, a profissão é o que você decide ser. São inúmeras as possibilidades. É possível escolher ser jornalista, engenheiro, professor, médico, costureiro... e essas são apenas algumas das possibilidades.

No momento de escolher sua profissão, você provavelmente terá de optar por um curso superior. Nessa fase do processo, é importante olhar com atenção para a Universidade que irá optar.

Sempre que possível, opte pela que possui bom reconhecimento, professores qualificados, boas avaliações pelo MEC e que seja acolhedora e cuidadosa com seus acadêmicos.

Escolher uma boa Universidade faz total diferença em sua formação e consequentemente em seu currículo. Assim, o processo de construção de carreira será facilitado. Isso porque, se você tiver se dedicado, será um profissional muito qualificado.

O que é carreira?

O processo de construção de carreira normalmente começa após o ingresso na faculdade. Depois de escolher uma profissão, você terá de se perguntar o que deseja fazer.

Exemplificando, um estudante de Administração de Empresas da Univille pode optar por diversas carreiras. Isso porque sua formação lhe qualifica para exercer diversas funções. Ele poderá, por exemplo, ser gestor financeiro de uma grande empresa ou trabalhar como analista de recursos humanos. São diversas as opções de carreira a ser seguida.

Um detalhe importante é que a carreira é totalmente moldável. Isso quer dizer que, ao escolher uma profissão, você não estará preso a uma ocupação. Se você quiser, a qualquer tempo, é possível escolher um novo caminho a seguir mesmo dentro da mesma área de atuação.

Dessa forma, a carreira é a jornada profissional que você seguirá. É o seu trajeto de vida enquanto profissional.

Agora que você sabe sobre a diferença entre profissão e carreira, pode seguir sua jornada de escolha com mais conhecimento e segurança. Quer conferir algumas opções de cursos e as áreas de atuação profissional para você? Clique aqui e confira.