Para garantir bons resultados na prova Vestibular ou no Enem, é preciso estudar bastante. No entanto, uma das grandes dificuldades de quem está perto dessas provas é a administração de uma rotina de estudos.

Manter a produtividade diante de um momento tenso é difícil. A boa notícia é que, com as práticas certas, é possível manter-se produtivo e mandar bem nas provas que precisa fazer.

Se você deseja saber como manter sua produtividade, continue a leitura deste post. Nele, apresentaremos três dicas para turbinar sua rotina de estudos. Vamos lá?!

Autoavaliação

Para garantir uma rotina de estudos eficiente, primeiramente será preciso fazer uma boa autoavaliação. Dessa forma, você conseguirá perceber seus pontos positivos e também o que precisa ser trabalhado.

Nesse processo, é importante observar em quais períodos do dia você se mantém mais produtivo. Em seguida, tente organizar sua rotina de estudos para estudar nesses horários.

Além disso, precisará observar quais os gatilhos lhe fazem se desconcentrar, e o que lhe ajuda a retomar essa concentração. Em seguida, você poderá desfazer-se do que lhe atrapalha e deverá investir no que ajuda a potencializar sua produtividade.

Local de estudos

Voltado principalmente à concentração, ter um local adequado para estudar é essencial para sua rotina de estudos. Por isso, se possível, não deixe de reservar um lugar especial. Ele precisa ser:

  • Silencioso;
     
  • Confortável;
     
  • Bem iluminado;
     
  • Ter fácil acesso à internet.
     

Além dessas características, você deverá organizar os materiais que usará naquele período e deixá-los em seu local de estudos. Dessa forma, não precisará se deslocar a um outro espaço desnecessariamente.

Outro fator importante é desfazer-se do máximo de distrações possíveis. Por isso, lembre-se de conversar com seus familiares para que conversem com você apenas nos momentos de pausa.

Também não se esqueça de manter o celular longe e no silencioso. Você poderá conferir as mensagens do WhatsApp depois, ok?!

Cronograma

Planejar sua rotina de estudos é essencial para potencializar ao máximo sua produtividade. Pensando nisso, realizar um cronograma de estudos é superimportante.

Ele poderá ser feito semanalmente. Por exemplo, nos domingos, você poderá sentar e planejar como será sua rotina de estudos da semana seguinte.

Nesse processo, também é importante avaliar seu andamento. Ou seja, você deverá verificar se está cumprindo com o planejado para sua semana.

Caso haja problemas, será possível reavaliar suas estratégias de estudo e adequá-las até que atinja seu potencial máximo.

Pausas
 

Não apenas de cronogramas semanais vive um estudante. Por isso, também é importante pensar os seus estudos diários.

Você pode planejar o seu dia na noite anterior. Reserve alguns minutos para organizá-lo e veja a diferença que fará na sua rotina de estudos.

Uma boa forma de turbinar sua produtividade é utilizar a técnica de gerenciamento de tempo chamada Pomodoro.

Nela, seu dia é dividido em pequenos blocos de 30 minutos. Na estratégia original, cada período é divido em cinco blocos:

  • Nos quatro primeiros, o tempo é divido em 25 minutos de atividade e 5 de descanso;
     
  • No quinto, faz-se um descanso longo, de até 30 minutos.
     

Após isso, o ciclo recomeça e pode ser repetido durante todo o dia.

Você pode fazer adaptações, caso não consiga realizar dessa forma. Por exemplo, pode fazer blocos de atividade menores até se adaptar.

Dentro da Técnica de Pomodoro, a ideia é que não haja interrupções no período de atividade. Por isso, você deverá deixar sempre um bloco de anotações à mão. Assim, poderá anotar quaisquer coisas que precisem ser feitas depois.

Objetivos

Com o objetivo de organizar sua rotina de estudos, você precisará detalhar as suas atividades. Para isso, pode dividir o seu dia em objetivos a cumprir.

Faça um lista de tudo o que precisará estudar na semana e coloque o que for listado como objetivos em seu cronograma de estudos. Além disso, divida-os em metas que deverão ser encaixadas no planejamento dos seus dias.

Agora você já sabe o que fazer para aumentar a produtividade em sua rotina de estudos. Então, o que acha de conhecer as nossas formas de ingresso para se preparar? Clique aqui e confira!