Há tempos, vocês nos perguntam: “tem Fisioterapia na Univille?”, e agora podemos responder que SIM!!! 

O mais novo curso da Univille chegou para ficar e vem especialmente para quem sempre sonhou em realizar o curso na melhor universidade da região. 

Quer saber mais? Então confere abaixo os detalhes sobre essa novidade da Univille: 

  • Informações gerais sobre o curso de Fisioterapia na Univille 

  • O que será estudado 

  • Em que pode atuar o bacharel em Fisioterapia 

Informações gerais sobre o curso de Fisioterapia na Univille 

O curso de Fisioterapia da Univille terá titulação de bacharelado. Dessa forma, o egresso do curso será bacharel em Fisioterapia.  

A graduação terá duração de 5 anos ou 10 semestres, em regime semestral. Há possibilidade de percurso formativo, ou seja, é possível que os componentes curriculares sejam ofertados em uma sequência diferente do que dispõe a matriz curricular do curso. 

O curso será ofertado no Campus Bom Retiro em Joinville e também no Campus São Bento do Sul, em modalidade presencial com atividades semipresenciais (em conformidade com a legislação), de segunda a sexta-feira, com possibilidade de estudar nos turnos da manhã (das 07h40 às 12h05) e da noite (das 18h55 às 22h30). 

A mensalidade do curso para o ano de 2021 estará no valor de R$1.149,00 com a contratação de todos os componentes curriculares da matriz regular. Com a opção de não cursar todas as disciplinas previstas no semestre, há possibilidade de alcance do valor de R$1.028,00 por mês. 

O que será estudado 

Você já viu algumas características de como será o curso de Fisioterapia da Univille, o que acha então de ver o que será estudado nessa graduação?  

Abaixo separamos algumas informações sobre os três pilares da universidade e como cada um deles se aplicará ao curso em questão. Quer ver mais? Continue a leitura! 

Ensino 

O Ensino é a parte da universidade que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Quando falamos nele, estamos nos referindo principalmente aos conhecimentos trocados em sala de aula. 

No curso de Fisioterapia da Univille, terão disciplinas diversas para garantia de uma aprendizagem completa da área. 

Conforme a matriz curricular, as disciplinas vão desde Anatomia Humana a Estágio Curricular Supervisionado, em todas elas pensando especialmente em quem vai fazer o curso, para formar-lhe um excelente bacharel em Fisioterapia, pronto para se tornar um/uma fisioterapeuta exemplar. 

Pesquisa 

A Pesquisa é o segundo pilar da universidade e diz respeito a um processo onde o ensino-aprendizagem acontece por meio de um objeto de estudo. 

Segundo o projeto do curso, as linhas de pesquisa a serem adotadas pelo Curso Superior de Bacharelado em Fisioterapia do Campus Joinville serão: 

  • Função Motora e Análise do Movimento Humano; 
  • Neuroplasticidade e Recuperação Funcional do Sistema Nervoso; 
  • Fisioterapia Cardiovascular, Pulmonar e Fisiologia do Exercício; 
  • Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia; 
  • Manejo da Dor, Reparo Tecidual e Desempenho Funcional; 
  • Saúde da Criança e do Adolescente; 
  • Saúde da Mulher; 
  • Saúde do Idoso; 
  • Recursos Terapêuticos Manuais e Desempenho Funcional; 
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; 
  • Tecnologias Aplicadas à Reabilitação Física. 

Extensão 

A Extensão é o pilar responsável por diversas atividades na Univille. São elas: 

  • Editais de Projetos organizados por professores, com financiamento do Fundo de Apoio à Extensão da Univille; 
  • Semana Univille de Ciência, Sociedade e Tecnologia (SUCST); 
  • Semana da Comunidade; 
  • Programa Institucional Estruturante de Empreendedorismo; 
  • Realização de eventos; 
  • Prestação de serviços; 
  • Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região). 

Em que pode atuar o bacharel em Fisioterapia 

Segundo a página do curso de Fisioterapia da Univille, "o acadêmico é capacitado para a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, e no processo de reabilitação dos pacientes com as mais variadas disfunções.  

Com um mercado de trabalho diverso, o profissional pode desempenhar funções em Ambulatórios (Clínicas), Centros de Reabilitação, Clubes Esportivos, Empresas/Indústrias, Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva nos Hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Unidades Básicas de Saúde, Universidades, entre outros.”. 

Uma importante atividade para o fisioterapeuta surgida atualmente é o tratamento de pessoas que contraíram o vírus Sars-CoV-2 e desenvolveram a Covid-19. 

O profissional pode atuar em todos os momentos, desde a prevenção até a reabilitação de pacientes que tiveram sequelas. 

Antes da Covid-19, exercícios acompanhados de fisioterapeuta podem preparar a pessoa para o caso de ela ser infectada; durante a doença, acompanha desde caminhadas leves em pacientes com caso moderado até exercícios respiratórios em caso de intubação; no pós-Covid, trata da reabilitação de pacientes que tiveram sequelas, de leves a graves. 

Logo, a Univille pode auxiliar na formação destes profissionais, proporcionando conhecimentos para serem fisioterapeutas reconhecidos pelo mercado com excelente atuação profissional. Se interessou ou sabe alguém que gostaria de saber desta novidade?  

Cadastre-se aqui para acompanhar as novidades sobre o curso de Joinville. E aqui para o curso de São Bento do Sul.