Hoje vamos falar sobre os cursos da terceira grande área da Univille: as Ciências da Saúde e Biológicas.

Neste texto, você vai descobrir quais os cursos dessa grande área e vai também conhecer suas principais características. Abaixo listamos os cursos que serão falados:

  • Ciências Biológicas — Meio Ambiente e Biodiversidade;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Naturologia;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Radiologia.

Quer mais informações sobre algum desses cursos? Continue a leitura deste post e descubra!

Ciências Biológicas — Meio Ambiente e Biodiversidade

O acadêmico de Ciências Biológicas — Meio Ambiente e Biodiversidade estuda todas as formas de vida em vista da preservação ambiental, recuperando ambientes degradados.

Nesse sentido, é possível atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental e o levantamento de populações de animais e vegetais. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo por meio de concurso público e a indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também buscam o profissional da área para relatórios e análises técnicas.

Na Univille, o estudante conta com uma estrutura completa para estudo em microbiologia, microscopia, além de coleção de plantas (herbário) e madeiras (xiloteca) próprias. Pode participar de uma série de projetos de pesquisa e extensão, destacando-se no mercado antes mesmo da formatura.

O curso de Ciências Biológicas — Meio Ambiente e Biodiversidade é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 5 anos no turno da noite e garante ao egresso titulação de bacharel.

Educação Física

O curso de Educação Física da Univille se destaca por oferecer uma formação abrangente e completa, tanto para o bacharelado, quanto para a licenciatura.

Nas primeiras séries, os estudantes possuem disciplinas comuns, optando na fase final, após conhecerem melhor as áreas de interesse e o mercado, pela formação específica que mais se identificam, seja a Licenciatura ou o Bacharelado.

E ainda, após a primeira titulação, podem complementar o currículo com mais um ano de estudos na outra área, formando-se bacharéis e licenciados.

No bacharelado, o futuro profissional é preparado para atuar em academias, como personal trainer, instrutor de modalidades esportivas e etc. Na Univille, o estudante tem a oportunidade de aliar teoria à prática no processo de formação por meio de estágios e projetos de extensão universitária, conhecendo e atuando desde cedo na área.

Por sua dupla titulação, o curso de Educação Física também se encaixa na área das Ciências da Saúde e Biológicas. Ele é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de bacharel e licenciado.

Enfermagem

O acadêmico de Enfermagem é capacitado para recuperar e prevenir a saúde e o bem-estar, interagindo diretamente com o cuidado do ser humano. O trabalho do enfermeiro é integrado com demais profissionais, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas etc. Com um mercado de trabalho diverso, o profissional pode desempenhar funções no setor forense, estético, geriátrico, pediátrico, gestão, pesquisa clínica, entre outros.

Na Univille, o estudante conta com estrutura própria e equipada, como os laboratórios de Anatomia Humana, Biologia Molecular e Bioquímica, além de um ensino focado no contato humanista, sendo preparado para assistir, administrar, educar e pesquisar em saúde. Desde o primeiro ano de curso, o acadêmico tem atividades práticas e possibilidades de estágio, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

O curso de Enfermagem é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres no turno da manhã e garante ao egresso titulação de enfermeiro.

Farmácia

Se você gosta de cuidar de pessoas e animais, desenvolver medicamentos e cosméticos e busca trabalhar com pesquisa, investigação e diagnóstico de doenças humanas e veterinárias, seu curso é Farmácia!

Na Univille, o curso dispõe de 16 laboratórios modernos e equipados para desenvolver as competências necessárias para que você se torne um excelente farmacêutico. A matriz curricular foi pensada para que você possa ter uma evolução em todas as áreas do conhecimento farmacêutico, sempre aplicando na prática os conteúdos vistos nas

disciplinas. Os estágios e projetos do curso trazem para você a experiência junto à comunidade desde o primeiro ano, com interação em ambientes públicos e privados, nas mais diversas áreas de atuação.

Aqui, você terá acesso à Farmácia-Escola, laboratório clínico, industrial, magistral e de produtos naturais. Poderá contar com parcerias internacionais para pesquisa e estágios em países como Canadá, Alemanha, Chile e Argentina.

O curso de Farmácia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de farmacêutico.

Fisioterapia

O acadêmico de Fisioterapia é capacitado para a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, e no processo de reabilitação dos pacientes com as mais variadas disfunções.

Com um mercado de trabalho diverso, o profissional pode desempenhar funções em Ambulatórios (Clínicas), Centros de Reabilitação, Clubes Esportivos, Empresas/Indústrias, Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva nos Hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Unidades Básicas de Saúde, Universidades, entre outros.

Na Univille, o estudante conta com professores qualificados e estrutura própria e equipada, como os Laboratórios e a Clínica Escola, que oportunizam a articulação entre teoria e prática possibilitando aos estudantes a proximidade com a prática profissional.

O curso de Fisioterapia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de fisioterapeuta.

Medicina

Seu propósito é ajudar as pessoas? Você tem curiosidade de entender o funcionamento do corpo humano e suas complexidades? Então a Medicina pode ser sua profissão.

No nosso curso, você poderá desenvolver habilidades para investigar a natureza e as causas das doenças humanas, procurando a cura e a prevenção, pois aqui na Univille o foco é justamente esse: ações de prevenção de doenças e na promoção e reabilitação da saúde em níveis individuais e coletivos.

Como médico, você poderá atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e em consultórios próprios. Há diversas possibilidades de especialização, como Pediatria, Ortopedia, Cardiologia, Neurologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia e muitas outras.

Aqui na Univille, você contará com uma infraestrutura hospitalar completa. Além do Centro Cirúrgico Experimental, contato com a prática clínica e especialidades médicas por meio das Ligas Acadêmicas, desenvolvimento de relação médico-paciente na Palhaçoterapia e publicação de pesquisas científicas em um curso que é referência na área.

O curso de Medicina é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 12 semestres em período integral e garante ao egresso titulação de médico.

As inscrições do vestibular para ingresso no curso estarão abertas até 04 de outubro. Você pode se inscrever clicando aqui.

Naturologia

A Naturologia integra a área da saúde e está voltada à pesquisa, ensino e utilização de terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estuda as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) numa visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença, promovendo por meio da relação de interagência e de recursos medicinais naturais o cuidado e atenção à saúde.

No atendimento clínico, o profissional costuma atuar no restabelecimento do equilíbrio fisiológico, mental, emocional e energético do interagente. Dentre as indicações e práticas terapêuticas utilizadas, encontram-se a Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, a Medicina Ayurveda, o uso racional de plantas medicinais, florais e óleos essenciais, a massoterapia oriental, meditação, dentre outras.

A Univille possui uma estrutura de laboratórios experimentais e clínicos na Área de Naturologia para o completo aprendizado e formação do profissional de Naturologia. Conta com professores experientes e atuantes no mercado, proporcionando sólido aprendizado e diversas possibilidades de atuação.

O curso de Naturologia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da manhã e garante ao egresso titulação de bacharel.

Nutrição

O nutricionista desenvolve ações de segurança alimentar e nutricional e de atenção dietética com vistas à promoção, proteção e reabilitação da saúde, baseados em princípios éticos, de cidadania e na responsabilidade socioambiental.

Na Univille, você terá acesso a estrutura completa de laboratórios, obtendo uma formação técnica de qualidade, integrada com as demais instâncias do sistema de saúde, identificando necessidades nutricionais individuais e coletivas.

A matriz curricular foi pensada para atender as necessidades do mercado que busca profissionais cada vez mais preparados para atuarem em equipes multiprofissionais, capazes de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas baseadas em evidências científicas.

O curso de Nutrição é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de nutricionista.

Odontologia

O curso de Odontologia da Univille capacita o acadêmico para a realidade do mercado regional e nacional, preparando os futuros profissionais para atuar com uma visão de saúde integral. Os estudantes desenvolvem as habilidades em laboratórios equipados com alta tecnologia.

Projetos e programas estaduais e federais de pesquisa e extensão integram o estudante à comunidade desde os primeiros anos de estudo, além de aulas práticas, desenvolvidas nas clínicas da Universidade, bem como em Unidades Básicas de Saúde de Joinville, hospitais e centros de saúde.

Na Univille, o acadêmico tem a oportunidade de complementar o currículo estudando em Instituições de Ensino Superior fora do Brasil, por meio das parcerias internacionais do Programa de Mobilidade Acadêmica, com atividades de intercâmbio de estudo e estágio, viagens internacionais de estudo, disciplinas em inglês, palestras internacionais e outros.

O curso de Odontologia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de cirurgião dentista.

Psicologia

O acadêmico de Psicologia estuda fundamentos científicos dos fenômenos psicológicos e processos do desenvolvimento humano, a partir das perspectivas históricas, teóricas e metodológicas. O profissional de psicologia pode atuar em áreas diversas no mercado de trabalho, tais como psicologia clínica, organizacional, educacional, neuropsicologia, comportamental, esportiva, hospitalar, jurídica, no serviço público, em ONGs e instituições privadas.

Durante o curso, os acadêmicos da Univille têm a oportunidade de vivenciar o atendimento e o contato com a comunidade por meio dos programas institucionais e das parcerias com diversas organizações, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Universidade conta com laboratórios específicos para a formação do estudante de Psicologia, como Análise Experimental e Anatomia Humana, além de diversos espaços para aulas práticas. Também são incentivadas as atividades de pesquisa e extensão na formação do acadêmico, como os Projetos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão e Liga Acadêmica em Psicologia.

O curso de Psicologia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 5 anos nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de psicólogo.

Radiologia

O curso de Radiologia prepara os futuros profissionais para que contribuam com a inovação e melhoria na realização de exames, bem como na qualidade dos serviços prestados na área de diagnóstico por imagem e tratamentos, atuando nas subáreas de radiologia médica, odontológica, veterinária e industrial.

O estudante de Radiologia terá acesso aos conhecimentos teóricos e práticos necessários à sua formação profissional, inclusive com noções de legislação, de relações humanas e ética profissional, atendendo as demandas dos mercados regional e nacional, acompanhando as inovações científicas e tecnológicas da área.

Na Univille, o profissional estará apto para a análise e resolução de problemas, auxiliando equipes de saúde a elaborar e desenvolver projetos de protocolos de diagnóstico e tratamento.

O curso de Radiologia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 7 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de tecnólogo.

Para receber informações sobre os processos seletivos, bolsas de estudo, financiamentos e mais, você pode realizar sua inscrição aqui.

* Consulte o quadro de cursos atualizado em cada processo seletivo.