Dentre as áreas do conhecimento que a Univille disponibiliza, estão os cursos das Ciências Humanas e Jurídicas.

Neste texto, vamos falar um pouquinho sobre cada uma das graduações dessa área para você conhecer. Abaixo listamos os cursos que serão falados:

  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas (licenciatura);
  • Direito;
  • Educação Física (licenciatura);
  • História;
  • Letras;
  • Pedagogia.

Quer saber mais sobre algum dos cursos? Então continue a leitura deste post e se informe.

Artes Visuais

Já parou para pensar como seria o mundo sem arte? Sem pinturas, sem desenhos, sem performances, esculturas dentre tantas outras manifestações artísticas, inclusive aquelas que hoje circulam pela realidade virtual? Seria como se o homem não tivesse existido.

Quem conhece a arte, conhece o homem e o mundo de uma forma mais aprofundada. O artista tem um dos mais importantes papéis na sociedade, criticar, provocar reflexão e registrar, pelo viés do sensível, os acontecimentos sociais, históricos e culturais, o que faz por meio de sua produção. O produtor, por sua vez, cria e viabiliza projetos que contribuem para dar visibilidade à produção artística, enquanto o curador pensa recortes, exalta detalhes, problematiza, e coloca em discussão, sempre em parceria com o artista, a produção de arte por meio da realização de exposições.

O curso de Artes Visuais é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de bacharel.

Ciências Biológicas (licenciatura)

O acadêmico do curso é capacitado para atuar em museus e instituições culturais, seja como produtor ou artista. Para isso, estuda e discute conteúdos pertinentes à área, assim como vivencia experiências, dentro e fora de sala de aula, participando de exposições,

eventos e congressos. Coloca em prática os fundamentos teóricos, estéticos e poéticos, no exercício de diferentes linguagens para sua vida profissional. O acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas estuda de forma completa todas as formas de vida, analisando temas como botânica, zoologia, ecologia e biologia humana. Analisa as relações entre os diversos seres, e entre eles e o meio ambiente.

Após a formação, está apto para dar aulas de biologia no Ensino Fundamental e Médio, podendo atuar como educador ambiental ou docente de ciências. Além da atuação em instituições de ensino, pode desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas.

Na Univille, o estudante conta com uma estrutura completa para estudo em microbiologia, microscopia, além de coleção de plantas (herbário) e madeiras (xiloteca) próprias. Pode participar de uma série de projetos de pesquisa e extensão, destacando-se no mercado antes mesmo da formatura.

O curso de Ciências Biológicas Licenciatura é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 4,5 anos no turno da noite e garante ao egresso titulação de licenciado.

Direito

Fundamental na organização e harmonia das relações entre indivíduos e grupos na sociedade, o Direito é a ciência responsável pela aplicação das normas jurídicas vigentes em um país. Após a conclusão do curso, o egresso recebe o título de bacharel em Ciências Jurídicas e tem muitas possibilidades de atuação.

Como advogado, defende os interesses de seus clientes, buscando respaldo nas leis e na Constituição. Como magistrado, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Pode atuar ainda em outras funções e cargos, como defensor público, procurador, delegado, professor, diplomata e promotor.

Na Univille, o acadêmico tem uma formação humanista, comprometida com a sociedade e consciência crítica para atuar nas diversas áreas jurídicas. Articula teoria e prática nas atividades junto ao Escritório Modelo de Assistência Jurídica e no Juizado Especial Cível, na Clínica de Direitos Humanos, grupos de pesquisa e em outros projetos da Universidade. Além disso, conta com um corpo docente qualificado, reconhecido no meio acadêmico e atuante no mercado de trabalho.

O curso de Direito é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 10 semestres nos turnos da manhã ou noite e garante ao egresso titulação de bacharel.

Educação Física

O curso de Educação Física da Univille se destaca por oferecer uma formação abrangente e completa, tanto para o bacharelado, quanto para a licenciatura.

Nas primeiras séries, os estudantes possuem disciplinas comuns, optando na fase final, após conhecerem melhor as áreas de interesse e o mercado, pela formação específica que mais se identificam, seja a Licenciatura ou o Bacharelado.

E ainda, após a primeira titulação, podem complementar o currículo com mais um ano de estudos na outra área, formando-se bacharéis e licenciados.

Na licenciatura, o futuro profissional é preparado para atuar na comunidade e na educação física escolar, levando em consideração fatores científicos, culturais e sociais, bem como inclusão de pessoas com deficiência. Na Univille, o estudante tem a oportunidade de aliar teoria à prática no processo de formação por meio de estágios e projetos de extensão universitária, conhecendo e atuando desde cedo na área.

Por sua dupla titulação, o curso de Educação Física também se encaixa na área das Ciências Humanas e Jurídicas. Ele é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres nos turnos da manhã ou da noite e garante ao egresso titulação de bacharel e licenciado.

História

O profissional graduado em História tem a possibilidade de trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, além de poder prestar consultoria e atuar em espaços de memória como museus, memórias, arquivos, entre outros.

O curso de História da Univille é focado não apenas em aprender como o conhecimento histórico é produzido, mas também em desenvolver profissionais críticos que desafiam o pensar coletivo, aprofundando-se no estudo de diferentes sociedades e culturas.

Aqui, você terá acesso a laboratórios específicos para o curso, tais como o Laboratório de História Oral, Laboratório de Arqueologia e o Centro Memorial da Univille. A Universidade ainda possui parceria com instituições públicas da área, como o Arquivo Histórico de Joinville e o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, oportunidade que possibilita ao estudante vivenciar na prática a carreira do profissional de história.

O curso de História é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 4,5 anos no turno da noite e garante ao egresso titulação de licenciado.

Letras

Bacharelado

O curso de bacharel em Letras da Univille capacita o futuro profissional para o mercado de tradução,revisão, editoração e escrita. Com forte ação na sociedade, a Universidade permite ao estudante atuar em programas e projetos de extensão, proporcionando práticas relacionadas aos assuntos aprendidos em sala de aula e interação com a comunidade. Além disso, o curso promove e organiza eventos acadêmicos com o intuito de integrar os estudantes em atividades dinâmicas de aprendizagem, como o Sarau de Letras e o English Night.

O curso de Letras Bacharelado é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 8 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de bacharel.

Licenciatura

O profissional formado em Letras tem a oportunidade de trabalhar na área de ensino, tradução e versão em línguas estrangeiras, revisão de textos e editoração.

O curso da Univille é focado em capacitar o acadêmico para a docência, levando em consideração as regras ortográficas em Português e Inglês, literatura e metodologias de ensino. Com forte atuação na sociedade, a Universidade permite ao estudante atuar em projetos e programas de extensão e eventos, que proporcionam atividades práticas dos assuntos aprendidos em sala de aula e interação com a comunidade. Além disso, organiza eventos acadêmicos com o intuito de integrar os estudantes em atividades dinâmicas de aprendizagem, como o Sarau de Letras e o English Night.

O curso de Letras Licenciatura é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de licenciado.

Pedagogia

No curso de Pedagogia, o acadêmico é preparado para atuar na educação básica e em diversos espaços de aprendizagem de maneira inclusiva, multicultural e interdisciplinar.

O profissional formado na Univille é capacitado com noções de tecnologias educacionais, gestão escolar, formação de jovens e adultos, pedagogia hospitalar, educação especial e pedagogia empresarial. A Universidade prepara o pedagogo para trabalhar com educação inclusiva, a fim de atender crianças com deficiência de acordo com suas necessidades, seja ela auditiva, visual, vocal, intelectual ou motora.

Aqui, as disciplinas articulam teoria e prática para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, os estudantes têm acesso a uma estrutura diversificada, como Brinquedoteca, Biblioteca Infantil e Ateliê. Ainda, têm a oportunidade de exercer a profissão por meio de estágios com as parceiras da Univille, como o Hospital Infantil de Joinville e as instituições das redes municipal, estadual e particular de ensino.

O curso de Pedagogia é presencial, com possibilidade de aulas semipresenciais conforme disposição em lei. Tem duração de 9 semestres no turno da noite e garante ao egresso titulação de licenciado.

Para receber informações sobre os processos seletivos, bolsas de estudo, financiamentos e mais, você pode realizar sua inscrição aqui.

* Consulte o quadro de cursos atualizado em cada processo seletivo.