No nosso último artigo aqui no Blog Univille, falamos um pouco sobre as vantagens de fazer um curso EaD e citamos as classificações que alguns dos nossos cursos, nessa modalidade, tiveram no Guia da Faculdade e Avaliação Institucional do Ministério da Educação (MEC), porém você sabia que só é possível os cursos da Univille concorrerem a essas premiações porque nossa instituição possui um cadastro de IES? 

A sigla IES significa Instituição de Ensino Superior e apesar de parecer óbvio o porquê de a Univille ser uma IES é preciso falar um pouco mais sobre o que é preciso para se ter tal cadastro. 

Serviços de Educação Superior oferecidos pela Univille 

Como toda IES nossa instituição é uma unidade autônoma que oferece serviços de educação superior, entre os cursos que oferecemos estão: graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Graduação: formação profissional ou acadêmica que fornece, após aprovação final, diploma e titulação de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. Qualquer pessoa com diploma de Ensino Médio no Brasil pode acessar esse nível superior. 

Pós-Graduação Lato Sensu: É uma especialização que, ao fim do curso, confere certificados àqueles que se formaram. Qualquer pessoa graduada em um curso de graduação pode acessar esse nível superior. 

Pós-Graduação Stricto Sensu: oferece programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, que após a aprovação final, concedem diploma de mestre ou doutor aos concluintes. Qualquer pessoa graduada em um curso superior pode acessar esse nível de ensino. 

Modalidade de IES 

No Brasil, há três modalidades de IES: faculdade, universidade e centro universitário. A Univille é uma universidade, pois oferece diversos tipos de cursos de graduação, pós-graduação e outros e proporciona atividades de ensino, pesquisas e projetos de extensão – inclusive, de serviços ou atendimentos para a sociedade em várias áreas do conhecimento. 

Além de possuir grande parte do corpo docente qualificado, com formação de mestre e doutor, e mesma quantidade em regime de trabalho de tempo integral que desenvolvem pesquisas científicas junto aos graduandos na instituição. 

Cadastro de IES 

Por ser uma IES a Univille possui também um código de cadastro junto ao Ministério da Educação. 

Para ter acesso ao cadastro da nossa instituição, clique aqui

Esse código poderá te auxiliar em uma busca rápida pela nossa instituição em mecanismos de busca de programas do MEC como PROUNI e FIES. 

Universidade Comunitária 

As universidades podem ser de iniciativa pública ou privada. A principal diferença entre uma universidade privada e a pública é a forma de captação de recursos financeiros, enquanto os recursos da primeira provêm das mensalidades de seus estudantes e o da segunda provêm do governo federal ou estadual.  

A Univille se constitui como uma universidade comunitária por não ter finalidades lucrativas e reinvestir todos os resultados na própria atividade educacional. É uma instituição de ensino criada e mantida pela sociedade cuja captação de recursos é feita através de mensalidade de alunos bem como programas de incentivo do governo estadual que reconhecem como objetivo da instituição a contribuição para o desenvolvimento do país através da oferta de educação de qualidade. 

Reconhecimento de cursos 

Ser reconhecida como IES também implica em ser uma instituição constantemente avaliada, dessa forma é possível conferir através do acesso do cadastro da nossa instituição as certificações dos nossos cursos e classificação da nossa universidade. 

Todas as IES, sejam elas públicas ou privadas, devem passar pela análise do Ministério da Educação (MEC). Esse órgão federal, entre outras coisas, reconhece, credencia, supervisiona e avalia os cursos das instituições de educação superior do Brasil. 

Uma das maneiras de atestar a qualidade dos nossos cursos é a nota fornecida pelo Enade. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes conceitua os cursos da educação superior em uma escala de 1 a 5 e possui diferentes variáveis, como: desempenho de estudantes, infraestrutura, instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente da IES. 

Que tal conferir nossos cursos mais bem avaliados no ENADE? Clique aqui

Nota da instituição 

Outra métrica importante é o Índice Geral dos Cursos (IGC) utilizado pelo governo federal para uma avaliação geral da instituição. Essa nota é obtida através de uma média ponderada das notas que os cursos da instituição obtiveram nas avaliações do MEC. 

O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade. 

Você também confere no Cadastro de IES o conceito conquistado pela Univille no IGC. 

Importância da certificação 

Como visto acima há várias informações importantes sobre as instituições de ensino cadastradas no portal do MEC, dessa forma na hora de escolher uma instituição de ensino superior é sempre importante pesquisar sobre seu cadastramento, dessa forma você terá acesso a notas dos cursos, tipo de iniciativa da instituição, nota geral e demais informações. 

Ser uma universidade transparente é um dos nossos objetivos enquanto instituição, afinal o retorno para a comunidade também se dá através da divulgação dessas informações, dessa forma a sociedade pode acompanhar o crescimento da nossa universidade bem como crescer juntamente com a gente! 

Uma das nossas maiores conquistas por exemplo é o prêmio Top Of Mind, a Univille foi eleita pela 23ª vez consecutiva em 2022 como a Universidade mais preferida e lembrada da região.  

Ser Univille é contribuir com a comunidade de Joinville e região e ser lembrado por ela! Vem ser Univille, vem ser inesquecível! 

Ingresso graduação 2023 

Ingresso pós-graduação Lato Sensu 

Ingresso pós-graduação Stricto Sensu 

Se tiver qualquer dúvida, estamos sempre dispostos a te ajudar! 

Aqui você acessa nosso Whats 

Até mais!