Você já esteve em um impasse? Grandes decisões que impactam diretamente no nosso futuro podem ser muito difíceis de serem tomadas. Quando nos encontramos nessas situações costumamos procurar uma orientação, um guia para nos ajudar a escolher. 

Se esse impasse pelo qual você está passando é a escolha de uma carreira vem com a gente que podemos te ajudar! 

Autoconhecimento 

Uma boa forma de começar a filtrar as opções é se autoconhecer, saber quais são suas aptidões, suas dificuldades, as situações em que você teria facilidade em se imaginar fazendo e as que você acredita que não têm nada a ver com você. 

Essas habilidades e facilidades irão constituir o seu perfil de carreira, com ele será possível obter um direcionamento para áreas que sejam compatíveis com você. 

Perfil de carreira 

Segundo o site d Workalove, John Lewis Holland em sua teoria tipológica de carreiras denominada RIASEC, definiu seis tipos de perfis possíveis:  Realístico (R), Investigativo (I), Artístico (A), Social (S), Empreendedor (E) e Convencional (C). Confira abaixo um pouco sobre esses perfis: 

Realístico

Pessoas que possuem habilidades com atividades concretas, além de possuírem facilidade em executar atividades técnicas relacionadas ao pensamento estratégico de resolução de problemas. 

Investigativo

Pessoas que têm habilidade em analisar o mundo através da lógica ligadas, além de possuírem facilidade em utilizar fatos e dados para formular hipóteses e teorias. 

Artístico 

Pessoas que têm habilidade de expressão criativa, além de possuírem facilidade em manipular materiais para criar objetos e conceitos. 

Social

Pessoas que possuem habilidades ligadas às relações interpessoais, além de possuírem facilidade em se relacionar com pessoas e compreender suas necessidades. 

Empreendedor

Pessoas que possuem habilidades de liderança e inovação, além de possuírem facilidade em inspirar pessoas através de seu poder de persuasão. 

Convencional

Pessoas que são adaptáveis, além de possuírem facilidade em executar uma sequência de atividades ou manipular documentos e dados dentro de uma estrutura organizacional. 

Curso e carreira 

Você deve estar se perguntando como essa teoria irá ajudar na escolha de uma carreira, pois bem, vamos lá! 

Se você se enquadra no tipo realista por exemplo um curso como Engenharia pode ser seu curso ideal, mas se você é mais ligado em ideias e conceitos você poderia se dar bem em profissões como design gráfico, arquitetura, fotografia ou a vida acadêmica de qualquer área pode te fazer feliz. 

A questão é que nem sempre somos só um a coisa, teoriza-se que existe um perfil profissional primário e um secundário na tipologia RIASEC, pensando na dificuldade que os estuantes possam encontrar em definir seu perfil profissional, a Univille oferece o Teste de Perfil de Carreira.  

Teste de Perfil de Carreira   

Baseado na tipologia RIASEC o teste fornece dois perfis possíveis para cada pessoa que o faz. 

Durante o teste você será apresentado a 30 cenas, nelas serão descritas tarefas, você tentará se imaginar realizando essas tarefas e para cada uma enumerará seu nível de interesse. 

O nível de interesse vai de 1 a 5. 1 significa "Nada interessante" e 5 significa "Muito interessante". 

Após a finalização do teste é possível gerar um relatório com informações sobre seu perfil e as possíveis carreiras que combinam com você. 

Agora que você já sabe mais sobre a importância de compreender seu perfil profissional, o que acha de realizar o Teste de Perfil de Carreira? Para fazer o teste, é só clicar aqui

Tendo o resultado, dá uma espiada na nossa página dos cursos de graduação.  

Conte com a Univille para tirar dúvidas ou caso precise de mais informações sobre o curso que tem mais afinidade com você! 

Nosso whats tá aqui 

Abraços, até logo!