Essa semana no Blog da Univille trouxemos 3 dicas para profissionais que buscam se manter atualizados no mercado de trabalho. 

Falaremos um pouco sobre ferramentas e plataformas que podem ser bem aproveitadas por profissionais modernos, tais como o LinkedIn e o Trello, assim como a importância da especialização para se destacar como profissional. 

Cada vez mais a tecnologia faz parte da nossa vida e assim como existem redes sociais voltadas ao lazer, como Instagram e TikTok, também há uma rede social voltada ao mundo profissional e as relações constituídas a partir dele: o LinkedIn

Um bom perfil no LinkedIn faz toda diferença 

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com centenas de milhões de usuários e em rápido crescimento, por isso a importância de estar conectado a ele com um perfil que se destaque dentre outros tantos. 

O primeiro passo para começar a se conectar a esse mundo de oportunidades que a plataforma oferece, é criando um perfil. A própria plataforma ensina como fazer ,é fácil e rápido.  

Saiba mais em: Como se Cadastrar no LinkedIn 

Porém, alguns usuários iniciantes acabam cometendo alguns deslizes que podem prejudicar conexões profissionais importantes. Pensando nisso trouxemos dois pontos importantes para ter atenção na hora de criar um bom perfil no LinkedIn. 

Utilize as palavras-chave a seu favor  

As palavras-chave são um recurso que o LinkedIn utiliza para conectar profissionais e é através delas que surgem sugestões de vagas para quem está procurando um novo emprego, ou sugestão de perfis para quem está contratando, como também conteúdos de novas tecnologias, dicas e pesquisas interessantes que usuários divulgam relacionados a sua área. 

Alguns macetes na hora de fazer um bom uso desse recurso são: 

  • Fazer uma pesquisa na plataforma das principais palavras-chave que aparecem em vagas que se enquadram na sua qualificação e sejam do seu interesse.  

  • Evitar expressões como: “em busca de recolocação”, “em busca de oportunidades”, “procuro emprego” ou outras que sigam esse padrão. 

  • Utilizar palavras-chave populares para aumentar o alcance do seu perfil. 

  • Segundo o site Líder e Gestão, as 10 palavras-chave mais usadas na plataforma são: Especializado, com experiência, Especializada, Liderança, Apaixonado, Especialista, Motivado, Criativo, Estratégico e Focado. 

Ressalte quem você é 

Ao se cadastrar você irá fornecer informações básicas, como dados de contato e experiência profissional, mas também terá campos como o “sobre” e “destaque” onde você poderá falar mais sobre você, sua trajetória, suas conquistas, trabalho voluntário, sonhos e motivações. 

Outro recurso que também será convidativo para as pessoas decidirem se conectar com você, são suas publicações. Aposte em conteúdos de dicas, reflexões sobre a vida profissional ou até mesmo notícias relevantes para sua área. Tudo isso irá contribuir para o seu perfil se tornar mais interessante para outros profissionais. 

Conheça ferramentas ágeis  

O LinkedIn é uma ótima ferramenta para divulgar para empresas e pessoas o profissional que você é, mas o que irá agregar na hora de uma futura contratação ou parceria é o que você tem a oferecer para essa nova conexão. 

Como vimos anteriormente nas 10 palavras-chave mais populares da plataforma estão presentes na lista: Liderança e Estratégico. A liderança e a estratégia nos remetem ao controle dos processos e das pessoas envolvidas nesse.  

Não há como gerir estrategicamente sem considerar a utilização de ferramentas ágeis, são elas que irão otimizar os processos e serão cruciais para a estratégia da organização. 

O que pode gerar alguma insegurança, caso você ainda não tenha utilizado nenhuma dessas ferramentas, é qual seria melhor para a sua equipe ou organização? 

Trello 

A IEBS separou, nessa lista, algumas ferramentas ágeis que estão em alta no mercado. Logo no topo da lista temos o Trello, inspirado na metodologia Kanbam é uma popular ferramenta de gerenciamento de tarefas.  

Com o Trello é possível fazer um teste aplicando-o à gestão da sua vida pessoal. Que melhor forma de testar uma ferramenta ágil do que a usando na prática? 

A ferramenta consiste em um esquema de “post-its” virtuais, você lista o que precisa ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado diariamente. Dessa forma é possível aplicá-la para tarefas cotidianas como compras, estudo ou lazer. 

Se especialize  

Falando em estudo, a palavra que está em primeiro lugar na lista que vimos é “Especializado”. Ser um especialista implica em ter experiência na área e estar sempre se atualizando. 

Se você gostaria de inserir novas qualificações na sua formação e no perfil do LinkedIn, a Univille pode te ajudar! 

Oferecemos diversos cursos de especialização, entre eles, cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas, com professores qualificados e experientes no mercado, além dos programas de Mestrado e Doutorado a nível stricto sensu.  

Ambos os níveis de ensino estão com inscrições abertas! 

Confira em nosso site e escolha o próximo passo da sua carreira.  

Acesse aqui e confira as opções de cursos de especialização presencial ou a distância.  

E aqui, conheça nossos programas de Mestrado e Doutorado.  

Se tiver qualquer dúvida, por favor chame nossa equipe. Será um prazer falar com você! 

Aqui você acessa nosso Whats 

Nos vemos em breve, rumo ao sucesso!