Na última semana aqui no Blog da Univille falamos sobre vivências em projetos de Pesquisa e Extensão na nossa universidade e o quanto essas poderiam contribuir para o crescimento profissional durante a graduação. Seguindo o mesmo foco, nessa semana trouxemos mais uma dica para você que deseja cada vez mais vivenciar a prática: impulsione sua carreira através de um estágio! 

Fazer um estágio durante a graduação pode ser um diferencial para seu currículo. Isso porque o estágio pode oferecer diversos benefícios que contribuem tanto para o crescimento profissional quanto para o desenvolvimento pessoal.  

Vantagens de fazer um estágio 

Uma das principais vantagens de se fazer um estágio é a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática. Durante o estágio, o estudante tem a chance de vivenciar situações reais do mercado de trabalho e aprender como lidar com elas. Além disso, o estágio possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais que serão úteis no futuro profissional. 

Outra vantagem do estágio é a possibilidade de fazer networking e estabelecer contatos profissionais. Durante o estágio, o estudante tem a oportunidade de conhecer pessoas que já estão no mercado de trabalho e estabelecer uma rede de contatos que pode ser valiosa no futuro. Esses contatos podem abrir portas para oportunidades de emprego ou fornecer referências profissionais. 

No estágio o estudante também pode descobrir qual área ele mais se identifica e se adapta. Muitas vezes, o estudante entra na graduação sem saber qual área seguir e o estágio pode ser uma experiência importante para ajudá-lo a tomar uma decisão. 

Também é possível receber uma remuneração pelo trabalho realizado. Embora nem todos os estágios sejam remunerados, muitas empresas oferecem uma bolsa-auxílio que pode ajudar a complementar a renda do estudante e ajudá-lo a arcar com os custos da graduação. 

Por fim, o estágio pode ser um diferencial no currículo do estudante, tornando-o mais atrativo para o mercado de trabalho. O estágio demonstra que o estudante tem iniciativa e está disposto a aprender e se desenvolver, além de mostrar que ele já tem alguma experiência prática na área. 

Em resumo, fazer um estágio durante a graduação pode ser uma experiência enriquecedora e vantajosa para o estudante. Que tal conferir alguns depoimentos dos nossos estagiários que reunimos para você? 

Júlia Maria de Moura estagiária no Colégio Univille (Educação Infantil)  

Como estudante de Psicologia Júlia conta que entrou na psicologia com o intuito de trabalhar com crianças, e por isso, estar na escola acompanhando o desenvolvimento de uma turma de Educação Infantil durante suas aulas contribui para sua formação profissional, fazendo com que cada vez ela tenha mais certeza da área em que irá atuar após a graduação. Para ela, ter acesso à parte prática do seu curso desde o começo é fundamental para seu futuro profissional. 

Camila Natália de Araújo estagiária no Colégio Univille (Ensino Médio) 

Para Camila que cursa Licenciatura em letras com habilitação em Inglês o melhor aprendizado é o que acontece todos os dias. Camila destaca: "Só a experiência através das vivências nos prepara para lidar com alunos, as suas múltiplas personalidades, suas particularidades, ideais, conhecimentos, situação social, econômica e mental são tão diversos e mutáveis que todo dia é preciso adaptar estratégias para envolver os alunos com os estudos.".

E aí? Ficou interessado em realizar um estágio? Veja algumas informações que separamos que podem lhe ser úteis: 

Modalidades de estágio 

É importante para você, que está procurando um estágio para vivenciar a prática, saber que todo estágio é regulamentado pela Lei nº11.788, nela é previsto que o estágio é uma atividade educativa supervisionada desenvolvida no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é a preparação para o trabalho produtivo de estudantes. 

Outro fator importante sobre a lei que regulamenta a atividade de estágio é que o estágio não cria vínculo empregatício. Mas atenção! Observe o cumprimento dos seguintes requisitos para se proteger perante a lei: 

  • O contratante irá pedir documentos, tais como matrícula e frequência regular em curso de educação superior, para comprovar que o estudante está matriculado e frequentando a graduação. 

  • Haverá um termo de compromisso entre o estudante, o contratante e a instituição de ensino.  

  • No termo de compromisso e contrato assinados pelos indivíduos do item anterior estarão descritas as atividades para qual o estudante foi contratado, essas deverão manter-se compatíveis com as atividades desenvolvidas no estágio até o final do contrato. 

Estágio não obrigatório 

Pode ser realizado a partir do primeiro ano do curso. Por ser uma atividade de estágio acontece sob responsabilidade e acompanhamento da Instituição de Ensino em parceria com a concedente. 

Estágio curricular obrigatório 
Realizado durante a graduação e obrigatório para a conclusão, na matriz de cada curso é estipulado o período de cumprimento dessa modalidade de estágio. Por ser uma atividade de estágio acontece sob responsabilidade e acompanhamento da Instituição de Ensino em parceria com a concedente, sendo orientada por um professor, designado para assegurar que o trabalho desenvolvido pelo estudante concilie aprendizado no campo de estágio. 

Clique aqui para saber mais sobre estágios   

Informações sobre estágio 

A Univille oferece através da Central de Relacionamento com o Estudante atendimentos variados para seus estudantes, tais como métodos para auxiliar no seu aprendizado, atendimento psicológico gratuito e auxílio com empregos e estágios. Entre em contato com a CRE e peça para participar dos grupos de Whatsapp específicos para divulgação de vagas para estágio através dos contatos 

  • WhatsApp (47) 9 8429-1013 

  • Fone (47) 3461-9020 

Outra forma de receber informações das oportunidades é acompanhar sua caixa de e-mails institucional e grupos de turma onde semanalmente surgirão oportunidades de estágio e empregabilidade. 

Você sabe como confeccionar um bom currículo para uma oportunidade de estágio? Não? Então confira a próxima edição do Blog da Univille onde teremos dicas para te dar aquele empurrãozinho rumo ao sucesso! 

Ei, psiu! Não fique com dúvidas! Fale com a gente: 

Aqui você acessa nosso Whats