Você anseia por vivências na sua graduação? Então fique com a gente!  

Na estreia do nosso Blog da Univille em 2023 vamos falar um pouco dos projetos de Pesquisa e Extensão da nossa universidade! 

A Univille oportuniza uma formação integral em todos os níveis para você! E por ser uma universidade comunitária, além de oportunizar experiências da prática de forma orientada e científica ela também oportuniza ao acadêmico vivências em ações que beneficiam a comunidade.  

A Pesquisa  

A Univille promove a pesquisa científica, tecnológica, artística, esportiva, cultural e social. Sua contribuição para a formação dos estudantes se dá por meio da participação deles em atividades que permitem o desenvolvimento do pensamento científico. 

Objetivos da Pesquisa 

O estímulo às práticas investigativas nessa atividade tem o objetivo de aprimorar, ampliar e valorizar o conhecimento científico produzido na Universidade. 

A inovação fomentada pela Univille através de atividades de pesquisa é um agente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, geração de riqueza e melhora na distribuição de renda do país. Com foco em soluções de problemas atuais e emergentes por meio de projetos e programas de pesquisa, a colaboração com a comunidade externa é uma consequência na construção do conhecimento.   

Modalidades da Pesquisa Univille 

A Pesquisa é desenvolvida na Univille nas seguintes modalidades:  

  • Projetos de pesquisa 
  • Programas de pesquisa 

 A Extensão 

A Extensão na Univille busca constantemente compartilhar um conhecimento que pense o mundo atual, que interrogue a realidade contemporânea e que atue considerando a responsabilidade socioambiental no que diz respeito à inclusão social, ao desenvolvimento sustentável, à melhoria da qualidade de vida, à inovação social e ao respeito aos Direitos Humanos. 

Objetivos da Extensão 

Um dos objetivos da Extensão é promover a construção e socialização de conhecimento, através do intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade externa, incentivando a autonomia e apropriação de tecnologias desenvolvidas. 

Além disso, a Extensão oportuniza ao estudante, por meio da sua participação em atividades, o contato com a realidade social e profissional. Esse contato é possível através de articulações com os Colégios, Cursos de graduação e Pós-graduação, parcerias com os Governo Federal, Estadual e Municipal, bem como organizações e instituições privadas e não governamentais nacionais, internacionais e estrangeiras. 

Modalidades da Extensão Univille 

  • Projetos de Extensão de demanda interna 

  • Projetos de Extensão voluntários 

  • Projetos de Extensão de demanda externa 

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão 

A Pesquisa e a Extensão são atividades permanentes da Univille, sendo desenvolvidas de forma progressiva e articulada com o ensino nas várias áreas do saber, visando à produção do conhecimento. 

Dessa forma os projetos que existem hoje na nossa Universidade trabalham dentro desses âmbitos (Ensino, Pesquisa e Extensão) com o objetivo de promover o aprendizado da prática, a produção de conhecimento científico e a transformação da nossa região. 

Conheça alguns projetos das dicersas áreas do conhecimento da nossa universidade: 

Ciências da Saúde e Biológicas  

ARJLLE - Estudo da poluição do ar em Joinville/SC: fontes de emissões, sazonalidade, dispersão de poluentes (Projeto de Pesquisa) 

Objetivo: Realização do primeiro estudo para avaliação da poluição do ar de longo prazo em Santa Catarina, o qual se propõe a investigar a concentração e características químicas do material particulado inalável suspenso na atmosfera de áreas industriais do município de Joinville/SC, juntamente com a investigação da influência da dinâmica ambiental local e, assim, identificar os potenciais impactos e riscos sobre o bem-estar da população de Joinville e região.  

Natação na Escola – NATESC (Projeto de Extensão Voluntário)

Objetivo: Organizar um ambiente de formação que possibilite aos escolares a aprendizagem do nadar, prática esportiva e de lazer bem como a assimilação de hábitos saudáveis e aos acadêmicos(as) a construção, a reflexão crítica e a apropriação dos conhecimentos para o exercício profissional associado a promoção da saúde e educação. 

Ciências Exatas, Engenharias, Arquitetura e Design  

BRINEQUO: Inclusão social por meio do Design, da Sustentabilidade e da Aprendizagem Maker (Projeto Integrado) 

Objetivo: Desenvolver e implementar brinquedos e atividades lúdicas e terapêuticas que auxiliem na inclusão social de pessoas idosas e de pessoas com deficiência. 

SHOQUI3 - Show da Química (Projeto Integrado) 

Objetivo: Promover a educação inclusiva, equitativa e de qualidade como oportunidade de aprendizagem de química por meio de vivências práticas, com vistas a reduzir as desigualdades de formação no Ensino Médio. 

Ciências Humanas e Jurídicas  

PROLIJ - Projeto Institucional de Literatura Infantil Juvenil (Projeto de Extensão)

Objetivo: Promoção e circulação da Literatura Infantil Juvenil, especialmente na região norte do Estado de Santa Catarina, contribuir social e culturalmente com a comunidade acadêmica e não acadêmica. Entre suas atividades estão o Clube do Conto, Clube do Romance e o Grupo Jornada Leitura e Cotação de Histórias 

JEC - Juizado Especial Cível e CRAS (Projeto de Extensão) 

Objetivo: Atendimento a pessoas residentes na Região Norte da Cidade de Joinville-SC, com idade superior a 18 anos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, sendo que para causas com valor até 20 salários-mínimos não é necessário o acompanhamento de advogado. 

Ciências Socioeconômicas e Hospitalidade  

EDUFIN - Educação Financeira – Univille (Projeto Integrado)

Objetivo: Oferecer capacitação em Educação Financeira para as diversas comunidades de Joinville e região. 

Projeto Institucional de Extensão o Empreendedorismo – POSSO

Objetivo: O Projeto Institucional POSSO tem por objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os acadêmicos da Univille ao longo do seu processo de formação, bem como da comunidade externa. 

Para ter acesso a lista completa de atividades, programas e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão acesse: Pesquisa Univille e Extensão Univille

Oportunidade de Bolsa 

Agora que você já sabe que as atividades, programas e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na Univille podem contribuir para o seu aprendizado através da vivência da prática junto à comunidade, que tal obter mais informações de como concorrer a uma bolsa dentro de uma dessas modalidades? 

Um dos programas que mais oportuniza bolsas na nossa instituição é o UNIEDU. O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, contempla bolsas de estudo, de pesquisa e extensão, para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos estudantes economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação da Univille. Para saber mais acesse aqui

Outras formas de também ficar por dentro das oportunidades de bolsas em atividades, programas e projetos institucionais é acompanhar o lançamento de Editais de Pesquisa e Editais de Extensão no nosso site, e ficar atento ao recebimento de e-mails da coordenação do seu curso sobre essas oportunidades. 

Ainda não começou sua graduação? Se inscreva aqui e confira oportunidades exclusivas para começar o curso dos sonhos e vivenciar o Ensino, Pesquisa e Extensão de uma Universidade que te move!  

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente. Será um prazer falar com você! 

Aqui você acessa nosso Whats 

Vem com a gente, rumo ao sucesso!