A dedicação, o incentivo e a motivação de professores estimulam alunos na universidade a impulsionar suas carreiras. Foi o que determinou a trajetória bem-sucedida na pesquisa científica da bióloga carioca formada pela Univille Paula Barjona do Nascimento Coutinho. Na Graduação em Ciências Biológicas, a fonte de inspiração foi a professora da Univille Regina Gern, engenheira de alimentos. “No projeto dela tive minhas primeiras experiências no laboratório de biotecnologia, me encantei e decidi seguir estudos na pesquisa”, lembra.
Influenciada pela professora Giannini Pasiznick Apati, química industrial, investiu em sua primeira experiência internacional. Cursou especialização em biotecnologia industrial moderna na Alemanha, onde concluiu estágio na consagrada FAU, a Universidade de Erlangen-Nuremberg, que mantém convênio com a Univille
De volta ao Brasil, cursou o Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da Univille e, inspirada pelo histórico de formação internacional da orientadora, a engenheira química e professora Sandra Furlan, atual reitora, resolveu voltar para o exterior. Hoje fluente em inglês e alemão, Paula Barjona cursa o doutorado na Alemanha.
A Univille mantém acordos de cooperação com organizações de 15 países e já enviou mais de 500 estudantes para intercâmbio em organizações internacionais.