A Univille e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promovem a 2ª Etapa Sul Brasileira de Eficiência Energética, nos dias 19 e 20 de outubro. O evento acontecerá no Kartódromo Internacional de Joinville e receberá sete equipes de cinco universidades participantes: Univille, Udesc, UFSC, Católica de Santa Catarina e Sociesc.

A 2ª Etapa Sul Brasileira de Eficiência Energética é uma competição de protótipos de carros de corrida mais eficientes e econômicos, que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a aprendizagem universitária. Os carros de corrida competem na categoria de gasolina ou etanol.

A equipe da Univille, composta por 25 acadêmicos e um professor, pretende apresentar melhorias no carro em relação ao protótipo que competiu em 2016. “Esse ano, a gente quer implantar a injeção eletrônica, o que é uma novidade para esse tipo de motor”, ressalta o capitão da equipe Marco Tomasi, estudante de Engenharia Mecânica. O grupo ficou em 2º lugar na mesma competição em 2016. A equipe da Univille é recordista nacional da prova na categoria gasolina, desde a Maratona Nacional de Eficiência Energética realizada em 2011, em São Paulo.