Henry Jenkins, um dos mais influentes pesquisadores da mídia no mundo, professor da Universidade do Sul da Califórnia, é a principal estrela do Congresso Universitário de Publicidade e Propaganda (CUPP) 2017, que será realizado de 16 a 20 de outubro pelo curso de Publicidade e Propaganda da Univille no campus universitário. O CUPP vai trazer para o centro das discussões a temática da convergência, tendo como perspectiva a obra de Jenkins, que resultou no livro "A cultura da convergência". 

 
“A perspectiva atual, onde novos modelos de comunicação surgem e outros mecanismos extremamente tradicionais perdem impacto, faz com que seja necessário discutir os caminhos pelos quais se construirá e se efetivará o relacionamento com a sociedade e com os consumidores”, explica o coordenador do curso, professor e jornalista Silvio Simon, sobre o cenário de transformação que alçou a convergência das mídias ao status de diferencial na comunicação da atualidade. O tema do congresso é “Adaptar para evoluir”.
 
A conferência de Jenkins será realizada via skype, com tradução simultânea, na segunda-feira, dia 16, às 19h45, no auditório da Univille. Na sequência, às 20h25, o assunto é o novo grupo de comunicação de Santa Catarina, a NSC, com a participação das agências de publicidade A2C e Exit. 
 
O tradicional CUPP Talks, um painel com vozes do mercado de consumo, da indústria e das agências de publicidade e propaganda, está programado para o terceiro dia de palestras, quarta-feira, 18. Para encerrar, a já consagrada Vira Noite da Criatividade, dia 20, um desafio para os participantes pensarem diferente e construírem novas ideias, em uma maratona até a madrugada. Nesta edição, a avaliadora do Vira Noite será a gestora de marketing e eventos da organização do Instituto Ayrton Senna, Paola Santilli. Inscrições pela plataforma www.sympla.com.br.


Confira abaixo a programação completa.
 
Programação

16/10 – segunda-feira
Warm-up 
19h45 - “A cultura da convergência” - Henry Jenkins (EUA)
20h35 – Grupo NSC
Local: auditório da Univille

17/10 – terça-feira
19h30 – Palestras sobre inovação e empreendedorismo em multimídia
Giuliano Chiaradia, fundador do coletivo Set Experimental, diretor da Globo
Flávia Gamonar – LinkedIn influencer, cofundadora do blog O que move o marketing

18/10 – quarta-feira
19h - CUPP Talks
Participantes:
Ana Paula Passarelli, youtuber, criadora do canal “Passa dos 30” e consultora de inovação da New Content
Eduardo Simom, CEO da agência DPZ&T
Malu Barreto, coordenadora de comunicação corporativa do Beto Carrero World
Anderson Andrade, CEO da agência A2C (mediador)
Local: auditório da Univille
 
19/10 – quinta-feira
19h - Minicursos 
Local: salas de aula, laboratório de Multimeios, sala de Metodologias Ativas e Inovaparq

20/10 – Sexta-feira
19h - Sessão Criatividade com Bia Granja, cocriadora do YouPix, site que aborda os fenômenos da WEB, o youtuber Anderson Gaveta, e a gestora de marketing e eventos da organização do Instituto Ayrton Senna, Paola Santilli (avaliadora)
Local: auditório da Univille