Profissionais formados pela Univille foram os grandes vencedores do Prêmio de Inovação de Joinville 2017, promovido pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti). Na categoria Graduação, eles conquistaram o 1º e 2º lugares, com resultado de trabalhos realizados no final dos cursos. A vencedora na categoria foi Michele Fischer, formada em Engenharia Química (foto). Em seu trabalho de conclusão do curso, ligado ao Grupo de Pesquisa de Materiais Poliméricos, ela conseguiu desenvolver um biomaterial que poderá se transformar em uma esperança de vida para vítimas de queimaduras.

Biomateriais como esse já são usados como um curativo, um substituto artificial da pele, para acelerar a cicratização. A inovação do trabalho foi a incorporação de duas substâncias capazes de impedir a infecção, uma das principais causas de morte desses pacientes. Cerca de 260 mil pessoas morrem por ano no mundo das vítimas de queimaduras. Participaram da pesquisa os professores da Univille André Lourenço, Ana Paula Pezzin, Michele Garcia e Andrea Schneider, além do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luismar Porto.

Ainda na categoria Graduação, o 2º lugar ficou com os egressos de Design Willian Amphilóquio e Lucas de Jesus. O trabalho da dupla já havia sido selecionado para 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada em agosto. Eles criaram uma série de adesivos impressos em 3D, com diferentes texturas em alto-relevo e cores variadas, que facilitam aos deficientes visuais distinguir produtos. O projeto foi orientado pelos professores Haro Schulenburg e Marli Everling.

Na categoria Ensino Médio, o 1º, 2º e 3º colocados resultaram de trabalhos orientados pelo mesmo professor do Senai-SC, Fabrício Borges, egresso do curso de Química Industrial e do Mestrado em Engenharia de Processos da Univille.