A Univille lança em São Francisco do Sul nesta quarta-feira (22), Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Cidadania Ambiental Conservação dos Recursos Naturais do Distrito do Saí”, que deve passar a integrar o ensino formal nas escolas locais. O lançamento será feito no Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais (CEPA Vila da Glória), às 9h30, e prevê na programação percorrer uma trilha no local com as autoridades, entre elas o prefeito Renato Gama Lobo e o secretário de Meio Ambiente Gabriel Daniel Conorath. O projeto, proposto pela Associação Comunitária e Representativa do Distrito do Saí, será viabilizado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e vai ser desenvolvido junto a escolas, com atividades no CEPA.

A iniciativa vai beneficiar alunos de ensino básico e fundamental do distrito da Vila da Glória, envolvendo o 4° ao 9° ano letivos da Escola Estadual João Alfredo Moreira e o 4° ano da Escola Municipal Estrelinha do Mar.
A proposta é desenvolver atividades lúdicas de sensibilização e práticas de campo, além de realizar ciclo de palestras sobre a importância da preservação dos recursos naturais, em especial florestas e água, já que o distrito mantém um dos principais mananciais de São Francisco do Sul.

“Também queremos desenvolver atividades em grupos para estimular a comunidade escolar a tomar decisões e a realizar ações destinadas à conservação dos recursos naturais da região, através da formação de senso crítico acerca da proteção e conservação da flora, fauna, nascentes e rios da região do Distrito do Saí”, destaca o coordenador do CEPA Vila da Glória, o biólogo e professor da Univille Claudio Tureck.

Segundo ele os conhecimentos repassados serão importantes também para aqueles que pretendem atuar em atividades de turismo de natureza, pois já contam com uma base de informações sobre os ecossistemas locais que poderão ser transmitidas aos turistas que procuram a região da Baía Babitonga e o município de São Francisco do Sul.

A Univille vai disponibilizar alunos bolsistas que atuam no Projeto Trilhas para apoiar as atividades educativas a serem desenvolvidas, especialmente as práticas de campo. Além da Universidade, são parceiros do projeto a Geomater Educação Ambiental e Turismo e o vereador Wilson Ledoux.