Exposição do fotógrafo Leo Waltrick, em Joinville, apresenta os registros da primeira visita dos participantes do projeto de extensão universitária Palhaçoterapia, do curso de medicina da Univille, ao Hospital Municipal São José e ao Hospital Infantil Jeser Amarante Faria. “Foi uma aventura que reivindicou dos participantes e do fotógrafo a sensibilidade de construir pontes de afeto através do olhar e da presença”, enfatiza a coordenadora do projeto e diretora de teatro Ângela Finardi. A exposição estará no Shopping Mueller até o dia 11 e depois segue para o Garten Shopping, onde permanece até o dia 18.
 
Leo Waltrick fez parte da Cia. de Teatro da Univille. Atualmente, além da atividade profissional como fotógrafo, realiza trabalhos como palhaço (clown) na cidade de Joinville em eventos, espetáculos e hospitais.
 
O projeto Palhaçoterapia existe há 14 anos, que tem por objetivo resgatar na formação dos acadêmicos a preocupação com os aspectos humanísticos do cuidado à saúde, levando um pouco de humor, gentileza e carinho aos pacientes, principalmente. Utiliza a técnica do clown (palhaço), figura que representa o aspecto puro e ingênuo da personalidade e que percebe o ser humano de forma semelhante ao poeta.
 
Depois de um período de preparação com aulas de teatro e técnica clown, os grupos visitam semanalmente dois hospitais da cidade de Joinville, o Infantil Jeser Amarante Faria e o Municipal São José. “Nestas visitas, busca-se exercitar a solidariedade e comunicar a alegria da vida. A linguagem se estabelece pelos sons, gestos, elo silêncio e pela estima demonstrada no tempo investido. É um trabalho de desenvolvimento de habilidades cognitivas, artísticas e lúdicas, que os participantes aperfeiçoam na relação com os pacientes, familiares, colegas, médicos e funcionários dos hospitais”, explica Ângela Finardi.