O Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq) lança, nesta quarta-feira (16), às 10h, no Perini Business Park, a Cause Incubadora de Inovação Social, com foco em negócios de impacto social e ambiental. A Cause já tem seis empresas selecionadas para incubação (confira abaixo o perfil de cada uma).

“Há uma carência em Joinville para auxiliar o empreendedor social, que tem como uma das principais dificuldades gerar renda própria. O objetivo da incubadora é atuar no desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental focados em resolver problemas reais relevantes e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de gerar resultado financeiro positivo de forma sustentável”, explica o professor Dr. Luiz Melo Romão, gerente da Cause.

A Incubadora terá dois programas iniciais, de 12 meses para ideias embrionárias e de 6 meses para empresas já atuantes, que buscam potencializar seu impacto e atendam a requisitos como, por exemplo, ter uma iniciativa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Cause vai funcionar na sede do Inovaparq no Perini. Segundo Romão, estar no Perini traz uma visibilidade muito positiva para a incubadora, além de estimular parcerias entre as empresas do condomínio para a geração de novos negócios na área social e ambiental.

A Incubadora de Inovação Social do Inovaparq vai oferecer às incubadas, além de infraestrutura e rede de mentores, uma série de serviços, como suporte em gestão, capacitação e treinamento, desenvolvimento pessoal do empreendedor e ponte com potenciais clientes, parceiros e investidores.

Palestra

A programação de lançamento da incubadora prevê ainda a realização de palestras, no dia 16, com apresentação de cases, no Centro de Convenções da Univille, às 19h, com o tema "Como os Negócios de Impacto Podem Ajudar a Melhorar o Mundo", com entrada gratuita para toda a comunidade. Os palestrantes são Samir Hamra, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Gustavo Fuga, fundador da 4YOU2, rede de escolas de idiomas com preços acessíveis e voltados para pessoas de baixa renda.

Empresas incubadas na Cause

O que faz bemmarktplace virtual que pretende aproximar quem produz algo bom (qualidade) e limpo (ambiental) de quem consome em um processo justo (valoriza a produção e não é caro).

Sustenta - plataforma composta por ferramentas que ajudam as empresas de alimentação a combater o desperdício de recursos ambientais, financeiros e sociais, com auxílio na gestão financeira e logística.

Omunga – grife social criada com o propósito de gerar impacto social positivo através da educação.

AVIVA – criada a partir de projetos de extensão Universitária da Univille que reúnem artesãs, o Ama Viva e o Sempre Viva – oferece soluções sustentáveis e inovadoras para geração de renda e aprendizado em comunidades carentes através de produtos ecológicos de qualidade.

Moralar - negócio criado para solucionar problemas na habitação social

Think Tank - organização social que desenvolve competências para a inovação e liderança de jovens estudantes orientados por mentores e utilizando metodologias de ponta para gerar soluções para problemas de relevância para a sociedade.