Pesquisadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que participam de comitês de ética em pesquisa (CEPs) das universidades vão estar reunidos nos dias 22 e 23 de outubro na Univille para participar do treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde. O encontro científico será no auditório. O treinamento tem como objetivo a atualização dos membros quanto às diretrizes e normativas vigentes, a harmonização de procedimentos de tramitação de protocolos de pesquisa e de análise ética e o fortalecimento da relação dos Comitês com a própria Conep. O evento será composto de palestras e debates sobre temas pertinentes ao Sistema (Plataforma Brasil, diretrizes éticas em pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, representação dos usuários nos CEP´s), entre outros.

No dia 22 à noite, haverá uma solenidade em comemoração aos 15 anos de atividade do CEP/Univille, com homenagens aos 19 professores que foram membros do Comitê ao longo do período. Entre eles, as professoras que foram presidentes do órgão, Mariluci Neis Carelli, Dina Carazzai Condeixa (in memoriam), Eleide Abril Gordon Findlay (hoje vice-presidente) e o professor Paulo Henrique Condeixa de França, membro da Conep desde 2007. Atualmente, o CEP Univille é presidido pela professora Márcia Lange. Também serão homenageados os membros externos.

O CEP/Univille foi instituído em 2003 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade com o objetivo de avaliar os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos em sua metodologia. Atualmente, é formado também pelo colegiado que analisa projetos de pesquisa envolvendo animais (CEUA).