No Ranking das Universidades da Folha (RUF) 2018, divulgado na semana pelo jornal Folha de São Paulo, o curso de Engenharia Ambiental da Univille ficou em primeiro lugar no Brasil entre as universidades não-públicas, segundo lugar em Santa Catarina e 14º no geral do País.

Cerca de 60% dos cursos da Univille subiram de posição no ranking em comparação a 2016, com destaque para Arquitetura, que subiu 147 posições, Medicina 74 posições, Administração 64, Psicologia 44 posições, Engenharia Ambiental e Sanitária, 38, e Sistemas de Informação, que subiu 24 posições.

O curso de Publicidade e Propaganda ficou em primeiro lugar no ranking geral do Estado e a Universidade manteve-se em 94º lugar no país, depois de subir 61 posições no ano passado. Além disso, o curso de Psicologia também ficou com o primeiro lugar no ranking de Santa Catarina entre as universidades não-públicas. O RUF avalia as 40 carreiras com mais ingressantes no Brasil.

A edição desse ano do ranking aperfeiçoou a metodologia. A principal delas foi a duplicação do peso da nota do Enade no cálculo da nota do RUF, que leva em conta cinco indicadores: qualidade no ensino, na pesquisa e na inovação, internacionalização e avaliação do mercado.