Universidade e Prefeitura inauguraram hoje (30/10) o novo Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Municipal São José, que foi reestruturado e modernizado. O espaço de 474m2, adaptado para pessoas com deficiência, passa a contar com anfiteatro para 48 pessoas, 4 salas de aula, biblioteca, uma área de convivência e sala de secretaria para seis pessoas e banheiros. Foram investidos pela Univille R$ 600 mil, provenientes de contrapartida do convênio com o HMSJ. Com o projeto, a Univille totaliza R$ 3,3 milhões em investimentos nesse ano nos espaços de ensino, pesquisa e atendimento na área da saúde em Joinville, beneficiando acadêmicos e população.

O espaço no São José funciona no sistema hospital-escola e é destinado principalmente para estágios de estudantes do curso de Medicina da Univille, com a realização de aulas, eventos e palestras. Segundo a coordenação do Departamento, 134 estudantes de residência médica e 12 de residência multiprofissional utilizam a estrutura.

Durante a inauguração, a reitora Sandra Furlan enfatizou a parceria de mão dupla de quase 20 anos com o HMSJ 20 anos e com a Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje a Universidade está presente em todos os espaços de saúde da cidade, com benefícios reconhecidos pela população. Estamos prontos para ampliar a parceria, dentro do nosso papel de universidade comunitária”.

O professor Tiago Veras, coordenador do curso de Medicina da Univille, ressaltou que a estrutura recém-inaugurada é importante para a complementação da formação dos estudantes e o desenvolvimento de pesquisas, com destaque para os estudos científicos sobre o AVC, reconhecidos no mundo.

O prefeito Udo Döhler enfatizou a contribuição da Univille para a cidade, “não apenas na área da saúde, mas também com a formação de professores para nossas escolas que hoje têm um dos maiores IDEBs do Brasil”.

Unidade Centro

Em 2018, a Universidade inaugurou a ampliação e modernização de espaços na Unidade Centro, contemplando o Ambulatório Médico, que aumentou de 14 para 22 o número de consultórios, a Farmácia-Escola, que atende 12 mil pessoas por mês, o Laboratório de Análises Clínicas e toda a área comum da Unidade. O investimento com recursos próprios foi de cerca de R$ 2,7 milhões.  Com a ampliação, o número de atendimentos em especialidades médicas deve duplicar, passando de uma média de 600 para 1.200 atendimentos ao mês.