Com a proposta de ser um espaço educador sustentável, uma inovação no ensino e na aprendizagem, o Colégio Univille em São Francisco do Sul comemora nessa sexta-feira, dia 30, um ano da autorização para o seu funcionamento pelo Conselho Estadual da Educação de Santa Catarina (CEE).  A celebração aconteceu no dia 29, com formatura da primeira turma, do 9º do ensino fundamental.

A Instituição, que funciona dentro do complexo da Universidade, iniciou as atividades escolares no dia 7 de fevereiro desse ano com quatro turmas do 6º aos 9º anos do ensino fundamental. É o terceiro colégio da Univille, que já tem unidades em Joinville e São Bento do Sul. Todos funcionam em parceria com o consagrado Sistema Positivo de Ensino.

Uma das primeiras iniciativas do Colégio de São Francisco do Sul foi desenvolver um programa especial de capacitação docente no início do ano, promovido em Joinville. Dez professores participaram do aperfeiçoamento, que teve como destaque as metodologias ativas de aprendizagem.

“O colégio Univille em São Francisco do Sul trouxe alegria, movimento, transformação de espaço e das pessoas que aqui estudam e trabalham. A Univille é imensamente grata pela comunidade ter nos provocado a planejar e implementar o colégio aqui na cidade”, enfatizou a pró-reitora de Ensino, professora Sirlei de Souza, durante a primeira formatura do Colégio em São Francisco do Sul.

Para a mãe de uma das formandas do 9º ano, Vera Lucia Kubis, a mudança da filha desde que ingressou no Colégio Univille é notável. “Nós percebemos que a Júlia não estava feliz, agora ela está realizada e dedicada aos estudos”, declarou a mãe. Júlia Kubis, de 14 anos, é bolsista da Univille e participa, junto com a professora de biologia, Merilluce Weiers, de um projeto de pesquisa científica voltada à saúde psicológica e bem-estar da comunidade de São Francisco do Sul.