A Univille, por meio do Programa de Pós-Graduação em Design, vai realizar na próxima semana, de 5 a 8 de novembro, a 13ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design (P&D 2018), considerado o maior evento da área na América Latina. O evento científico reúne pesquisadores de todo o Brasil e convidados internacionais, entre eles a especialista italiana em design de materiais Anna Pellizzari, com trabalhos consagrados em Milão, Londres e Nova Iorque, e o presidente eleito da World Design Organization (WDO) e empresário no Vale do Silício, Srini Srinivasan. O P&D é bienal, promovido pelo Fórum Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, que tem como principal intenção incentivar a produção e difusão científica no país.

O Congresso abre na segunda-feira, às 10h, no Centro de Convenções e Eventos da Univille, com palestra de Srini Srinivasan o impacto do design na cultura, na economia e na sociedade. “Embora seja um evento científico, ampliamos a participação dos estudantes da graduação como forma de incentivo e, no total, deveremos reunir na Univille mais de 800 participantes”, destacou o professor Haro Schulenburg, que divide a coordenação geral do P&D 2018 com o professor João Eduardo Chagas Sobral.

Foram selecionados para apresentação 520 artigos completos, 28 relatos técnicos e 47 artigos de iniciação científica, além de 11 trabalhos no salão de projetos de protótipos, todos associados a 8 eixos temáticos com 24 tópicos, que vão tratar desde materiais inovadores e sustentáveis até experiência do usuário, indústria 4.0, inclusão e diversidade, entre outros. Também estão previstas atividades paralelas, como workshops, exposição de protótipos, lançamento de livros e revistas.

O P&D tem como objetivo ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação e atuação no campo do Design, envolvendo pós-graduação, institutos de pesquisa, empresas e organizações do âmbito local ao global.

O quê: 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design (P&D 2018
Onde: Centro de Convenções e Eventos da Univille
Quando: 5 a 8 de novembro de 2018
Quanto: de R$ 320 (acadêmico não-autor) a R$ 660,00 (profissional/professor autor)
Informações: ped2018.com.br