A Univille participa de projeto inédito e inovador destinado a avaliar e melhorar a qualidade de vida de pacientes que tiveram problemas cardíacos em Joinville. Desenvolvido em parceria com o Hospital Hans Dieter Schmidt, o Projeto Integrado Reabilitação Cardiovascular e Metabólica foi realizado em três fases, a última delas na Academia Univille, onde os cerca de 80 pacientes foram encaminhados para o programa de exercícios físicos, composto por 36 sessões.

Em paralelo, foi realizada uma pesquisa. “Avaliamos humor, percepção de esforço, postura e disposição também por meio de relatos dos pacientes”, explica a professora Patrícia Magri, responsável pelo projeto na Universidade. “Os primeiros resultados já podem ser percebidos na melhora da saúde e da qualidade de vida dos participantes”, enfatiza.

A equipe de atendimento, com proposta colaborativa, incluiu professores e estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina, Odontologia e Psicologia, além de uma professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Meio Ambiente e de um médico cardiologista, aluno do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente.