Univille e Inovaparq lançam, nessa terça-feira (4), um projeto próprio e inovador de coworking  - o UniCo - um espaço colaborativo com vocação acadêmica e identidade regional que deve ser inaugurado em março do ano que vem, no prédio onde funciona a Biblioteca Universitária, no campus do Bom Retiro. O lançamento está marcado para as 18h30, no hall da biblioteca. Os coworkings são espaços compartilhados com foco colaborativo para desenvolvimento de ideias e negócios, com possibilidade de troca de serviços e de conhecimento. No UniCo, os coworkers terão oportunidade, por meio do parque tecnológico, de promover a aceleração do seu negócio, de apresentar pitches a investidores e de participar de treinamentos e cursos.

O projeto é resultado de uma co-criação envolvendo professores e estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Um dos principais diferenciais do coworking, além da interação com a Universidade e com o parque tecnológico, é o seu modelo em estações de trabalho espalhadas por dois andares do prédio, ou seja, não vai funcionar em apenas um espaço.  Serão 60 posições ao todo. As estações terão formato e finalidades diversas. Entre os exemplos estão as posições flex, algumas com divisórias, destinadas à alta imersão, e a bancada maker, onde os coworkers vão poder montar um protótipo para apresentação. Outro diferencial é a iluminação natural, proporcionada pelo prédio todo envidraçado no lado frontal.

“O UniCo vai coexistir com o que já está instalado no prédio, como o acervo, o anfiteatro e os projetos de extensão; vai ser integrado a várias atividades que já acontecem no prédio”, explica a professora Marina Ramos Pezzini, criadora do conceito e coordenadora da equipe de criação. Além de aproveitar os espaços existentes no prédio e também os serviços e espaços do campus, os coworkers vão dispor de cafeteria com deque integrado ao jardim, salas de atendimento e cabines de reunião com infraestrutura para teleconferências. “O lounge interno vai poder ser utilizado durante o dia pelos usuários do coworking e, à noite, para aulas com aplicação de metodologias ativas de aprendizagem”, exemplifica.