O I Encontro Brasil da Cátedra Unesco “Cultura, Turismo e Desenvolvimento” será realizado na Univille  na próxima sexta-feira, dia 16. O evento reunirá pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Pelotas e da Univille, as únicas instituições de ensino superior brasileiras a integrar o grupo. Na programação, painel, debates, lançamento da marca e do calendário de atividades para os anos de 2018 e 2019.

Criada pela Unesco em 2002 no Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados em Turismo (IREST) da Universidade de Paris I (Panthéon – Sorbonne/França), a Cátedra reúne pesquisadores de vinte países, vinculados a diferentes universidades que promovem cooperação cientifica, técnica e de formação universitária em articulação com empresas e instituições não governamentais.

Desta forma, pesquisadores, internacionalmente reconhecidos vem desenvolvendo atividades e produzindo conhecimento com o objetivo de compreender melhor a natureza e a complexidade das relações entre turismo, cultura e o desenvolvimento sustentável nos territórios. A temática é focada no patrimônio cultural, mundial e natural em suas amplas (e conflituosas ou promissoras) interconexões com o turismo.

A Univille, por meio do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, foi convidada a participar da Cátedra Unesco em 2017 e assinou Convênio com a Universidade de São Paulo, instituição que coordena no Brasil, as atividades do grupo no Brasil.