Alexandre Huber, artista plástico de grande reconhecimento nacional, membro da Ocean Artist Society (USA) desde 2015, e com forte atuação na defesa dos Oceanos, visita o Projeto Toninhas, em São Francisco do Sul (SC), entre os dias 21 e 26 de março. Ele irá realizar a pintura de um mural com cerca de 100m² retratando animais marinhos e os ecossistemas da região. O artista também ministra uma oficina de pintura em tela para os estudantes do Colégio Univille e uma palestra sobre a conservação da vida marinha.

Com larga experiência em pinturas de grande extensão, Huber já criou mais de 50 painéis em todo país. Na Univille, seu trabalho inicia na quarta-feira (21), com os primeiros traços no prédio do Centro de Estabilização de Animais Marinhos, onde opera uma das bases do Programa de Monitoramento de Praias (PMP-BS). O edifício faz parte do cenário que compõe o Espaço Ambiental Babitonga (ESAB), local onde são realizadas diversas atividades de educação ambiental. O ESAB já recebeu mais de 42 mil visitantes, que puderam conhecer o museu, a trilha ecológica e as ações do Projeto Toninhas, que conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Huber, também, auxiliará integrantes do Projeto a colorir as paredes externas do ESAB.

A coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Toninhas, Daiana Bezerra, comenta a relevância da iniciativa. “O trabalho artístico do Huber, com seu grande alcance e repercussão, vai auxiliar na aproximação dos visitantes às questões ambientais trabalhadas pela equipe do Projeto”. A coordenadora geral do Projeto, Marta Cremer concorda com a educadora. “A parceria com um profissional da envergadura do Huber nos honra. Precisamos cada vez mais de vozes que sensibilizem a população sobre a situação das toninhas e a luta pela conservação desse golfinho, que é o mais ameaçado de extinção do Oceano Atlântico Sul Ocidental”.

Huber vem ao Projeto Toninhas em caráter voluntário. A tinta e os materiais de pintura serão disponibilizados pelos apoiadores do artista, Tintas Eucatex, Telas e Acessórios Souza, Tigre e Wimpel. Além das atividades artísticas e educativas, que se encerram no dia 26 de março, Huber participa de um passeio pela Baía Babitonga, para conhecer um pouco mais sobre a única população tipicamente estuarina de toninhas no Brasil.

Para mais informações, acesse www.projetotoninhas.org.br