Um dos mais contundentes e influentes pensadores da atualidade sobre a educação, o catedrático da Universidade Wisconsin-Madison (EUA), Michael Apple, é o palestrante convidado para ministrar a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille. No encontro, marcado para o dia 9 de abril, às 14h30, no auditório do campus, o professor norte-americano vai fazer análise e contraponto da chamada Nova Direita e sua relação com a área.

O evento é aberto à comunidade e terá como mediador o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS) Luís Armando Gandin, editor-chefe da Revista Educação & Realidade e editor da Revista Currículo sem Fronteiras.

Apple é doutor em Educação, professor dos departamentos de Currículo e Ensino e Estudos de Políticas Educacionais da Faculdade de Educação da universidade. É reconhecido como um dos 50 autores mais importantes na área da educação, a que se dedica a estudar e expor seus pensamentos há quase 50 anos.

Em suas críticas, sempre chama a atenção para a influência daqueles que detém o poder sobre o “conhecimento oficial”, que determina os currículos das escolas, e a ameaça dessa relação para a democracia em muitos países. Ele defende a necessidade de escolas mais abertas e responsivas não apenas para atender aspectos econômicos, mas também sociais e políticos.