Termina no dia 20 de abril o prazo para o cadastramento de instituições interessadas em participar do processo eleitoral que escolherá os novos integrantes do Grupo Pró-Babitonga (GPB), que tratou do assunto no dia 10 de abril, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Joinville, além de outras pautas. A eleição está marcada para o dia 8 de maio, e a posse ocorre no mesmo dia, no MPF. O processo definirá quem serão os integrantes do GPB para a gestão 2018/2020. O edital com todas as informações para o cadastramento das instituições está disponível para o download em: (https://goo.gl/agTXyT).

O GPB, que tem apoio do MPF, é um colegiado que tem representantes dos segmentos socioambiental, socioeconômico e público dos municípios do entorno da Baía Babitonga (Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul) e dos governos estadual e federal. A missão do Grupo é contribuir para a gestão participativa e integrada do Ecossistema Babitonga, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.

O objetivo do GPB é contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental da região e nele tem recebido especial atenção temas como a reabertura do Canal do Linguado e a integração entre os órgãos municipais do entorno. Há perspectiva de recursos para projetos definidos pelo GPB, e a participação de novas entidades é muito bem-vinda, observa o procurador da república Tiago Alzuguir Gutierrez, do MPF em Joinville.

Na reunião do dia 10 de abril, o GPB discutiu a possibilidade de contratação de um estudo para diagnóstico da situação dos diferentes órgãos envolvidos na fiscalização ambiental, como Ibama, Marinha (federais), IMA/Fatma (estadual) e os municipais da região da Babitonga. Outro tema tratado foi como o Grupo poderia contribuir para a implementação do Projeto Orla, uma iniciativa no âmbito do Governo Federal que objetiva a gestão adequada da orla marítima para disciplinar de maneira integrada e participativa o uso e ocupação do território na tentativa de melhorar a qualidade de vida de populações locais e de preservar e conservar os ecossistemas costeiros.