Na 5ª edição do StartUp Weekend, realizado na Univille de 13 a 15 de abril, o POSSO – Programa de Empreendedorismo da Univille participou da iniciativa em proporcionar imersão à comunidade empreendedora da região, experiências únicas no evento que se tornou referência mundial em desenvolvimento de ideias para negócios inovadores. “Foram três dias de imersão, garra e espírito empreendedor, em que os participantes puderam explorar ao máximo de suas ideias e de si”, comemorou a professora Vanessa Collere, coordenadora do Programa e uma das gerentes do Inovaparq. “O POSSO incentiva e acredita na formação de ambientes promotores da cultura empreendedora e surgimento de empreendimentos sustentáveis, enfatizou.

 

O projeto vencedor da 5ª edição do StartUp Weekend Joinville foi a CadástrIA, um sistema para cadastramento digital de dados voltado a instituições financeiras. Em segundo lugar ficou a equipe do OpenFy, e em terceiro a SmarTag. A Meu Mentor recebeu a menção honrosa.

 

Para Luiza Pedroso, egressa de Design da Univille e uma das responsáveis pela organização do evento, iniciativas como a StartUp Weekend são importantes porque movimentam o ecossistema, a economia, o empreendedorismo e a inovação na região, reciclando o estímulo à comunidade empreendedora.  “Chamou atenção nessa edição a presença de um público com perfil bastante equilibrado, com profissionais de diferentes áreas, o que contribui com a expansão do conceito empreendedor e a vontade de movimentar estas iniciativas”, comentou.

 

A participação do Potter, do Pretinho Básico, trouxe uma mensagem positiva e de motivação. Potter falou sobre o cenário do empreendedorismo, comparando o momento atual com as antigas gerações.

 

No domingo, último dia de evento, as equipes apresentarem seus pitches, com projetos inovadores desenvolvidos ao longo do final de semana. Os trabalhos foram avaliados pelo júri, que classificou os três melhores desta 5ª edição realizada na cidade.

 

Bruno Siedschlag, que apresentou trabalho nas últimas duas edições e neste ano esteve na equipe de organização, comentou sua experiência e trajetória no empreendedorismo. Bruno ficou em 3º lugar na primeira participação, mas a empresa não teve sucesso. Voltou na 2ª edição, onde levou a ideia que é sua startup atualmente, a BECON, uma empresa de marketing eficiente para negócios físicos. O evento, reconhece ele, foi o ponto de partida para outras conquistas da empresa, como a aprovação no Sinapse de Inovação, vendas internacionais e no Brasil. A BECON hoje tem 3 investidores.

 

Gyan Carlo da Silva, também egresso da Univille do curso de Sistemas de Informação, que participou pela primeira vez da Startup Weekend “Foi uma experiência única. São de grande valor os conselhos e orientações dos mentores, pois proporcionam aos participantes oportunidade para amadurecer suas ideias e prever os prováveis problemas que encontrarão no mercado. Saímos do evento muito mais preparados para colocar asideias em prática”, relatou Gyan Carlo da Silva, também egresso da Univille do curso de Sistemas de Informação, que participou pela primeira vez da Startup Weekend. Gyan comentou que tem uma ideia para um negócio próprio, mas que precisará rever todas suas estratégias, pois percebeu que há necessidade de adequações e amadurecimento do projeto.

 

Com projeto incubado na CAUSE – a incubadora de inovação social do Inovaparq – foi na Startup Weekend do ano passado, realizada no Senai, que Aline Petry e o marido encontraram sócios para apostar na ideia e abrir a empresa Diário da Alegria. Antes da experiência, o casal trabalhou a ideia no Programa Negócios de Impacto Social do Sebrae/SC, apoiador de empreendedores que têm intenção de resolver problemas sociais por meio de negócios. A Diário da Alergia cria soluções para famílias que enfrentam a alergia alimentar infantil. Aline incentiva outras pessoas a apostarem em suas ideias de negócio. “Eventos como este são como vitrine e servem justamente para lapidar ideias e impulsionar o empreendedorismo na região”, destacou.