Como o desenvolvimento de ações sustentáveis e que gerem impacto social podem contribuir para aumentar o faturamento das empresas? Em busca da resposta para essa pergunta, o fórum Sustentabilidade e Impacto Social: O Futuro dos Negócios vai reunir em Joinville (SC) no dia 16 de maio gestores de empresas, líderes de fundações e institutos empresariais, empreendedores sociais, professores e acadêmicos. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções da Univille, é organizado pela Cause, Incubadora de Inovação Social do Inovaparq, em parceria com o Civi-co, coworking que reúne negócios de impacto social, e apoio do Sebrae/SC, A2C, Nexus Consultoria em Sustentabilidade e Programa de Empreendedorismo da Univille (Posso).
 
Tigre e Renault são algumas das empresas que vão apresentar cases e explicar como estão implementando em seus negócios práticas de gestão que envolvem a temática sustentabilidade. Outro tema em debate no encontro será como lucro e impacto social podem atuar juntos. “O fórum trará também para discussão como a inovação disruptiva, por meio de parcerias com instituições de ensino, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e startups, pode ser a maneira mais rápida e barata para as empresas inovarem e se adaptarem com muito mais rapidez e flexibilidade às mudanças, demandas e ameaças do mercado”, destaca o coordenador da Cause, professor Luiz Melo Romão.
 
Durante o fórum, Inovaparq e Civi-Co assinam convênio de parceria com o objetivo de estimular a geração de novos negócios e oportunidades para empresas e startups.
 
SERVIÇO
O quê:
Fórum Sustentabilidade e Impacto Social: O Futuro dos Negócios
Quando: 16/05, às 8h
Onde: Centro de Convenções da Univille - Rua Paulo Malschitzki, 10, Zona Industrial Norte, Joinville (SC)
Quanto: Gratuito (vagas limitadas)
Inscrições até 15 de maio pelo site: https://www.sympla.com.br
 
Programação
 
08h30 – Abertura do Evento
Luiz Melo Romão - Gerente da Cause - Incubadora de Inovação Social Inovaparq
Ricardo Podval - CEO e sócio-fundador do Civi-Co
 
09h – Palestra - Corpore Venture na Tigre
Maria Regina Runze, coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação Grupo Tigre
Lia Koser, especialista em Inovação Corporativa Grupo Tigre
 
09h40 – Palestra - Como a Inovação Aberta pode auxiliar no desenvolvimento de novos negócios - Alexandre Grenteski, coordenador de Open Inovation Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance
 
10h20 – Palestra - Uma nova forma de fazer negócios: lucro e impacto trabalhando juntos
Anna de Souza Aranha - Diretora da Aceleradora Quintessa
 
11h – Coffee Break e Networking
 
11h30 – Mesa Redonda: Impacto Social o Futuro dos Negócios
Roberto Pascoal (Mediador) – presidente do Instituto Omunga
Layla Valliar - Cofundadora da Hype60+
Mariana Fonseca - Cofundadora da Pipe.Social
Vinicius Saraceni - CEO na Atina Educação
Ana Luiza Prudente - Cofundadora da Muda Tudo
Mauricio Curi - Idealizador da Co-mo-ver
 
Inovaparq
O Parque de Inovação e Tecnologia de Joinville e Região tem como objetivo oferecer um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisa aplicada e do empreendedorismo inovador, utilizando a sinergia da academia, empresa e governo, buscando melhorar a competitividade dos seus atores e a qualidade de vidas de suas comunidades. Atualmente, o Inovaparq possui uma rede com mais de 100 empresas entre associadas, residentes e startups. O Parque conta com 3 incubadoras de empresas, sendo a Cause a responsável em apoiar a prospecção, criação e desenvolvimento de negócios sociais.  
 
Civi-co
É o primeiro espaço de trabalho, colaboração e desenvolvimento do Brasil voltado a empresas e organizações com propósito cívico-social. Está localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um dos principais pólos de negócios e instituições de impacto do Brasil. O edifício de 5 andares, pé direito alto e 1.600 metros quadrados oferece mesas de trabalho, salas de reunião, espaços para conference calls, lounge, área de projeção, um estúdio de gravação e auditório com capacidade para 80 pessoas, com uma bem-cuidada programação de palestras e debates. Sua missão é construir uma sociedade mais justa, inclusiva e com maior participação cidadã por meio da formação de uma comunidade de empreendedores.