As empresas ampliaram a visão de que a solução para seus problemas pode estar do lado de fora de seus portões. Além da parceria com universidades e centros de pesquisa e inovação, Renault e Tigre mostraram no fórum sobre negócios de impacto social, realizado hoje na Univille, que investem agora esforços para identificar e desenvolver empreendedores e suas startups inovadoras. Em especial, ligados a universidades e parques tecnológicos. O foco são os segmentos social e ambiental. O fórum sobre sustentabilidade e impacto social, promovido pela incubadora social do Inovaparq/Univille, a Cause, reuniu cerca de 300 pessoas no Centro de Convenções da Universidade.

A Tigre, de Joinville, criou um ecossistema de relacionamentos na área da sustentabilidade envolvendo organizações e empreendedores. “Um dos objetivos é alavancar startups que podem contribuir para melhorar processos e produtos, em projetos alinhados com as prioridades e estratégias da companhia”, explicou no fórum a coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação Grupo Tigre, Maria Regina Runze. As parcerias vão do protótipo à maturidade, e a empresa oferece desde recursos físicos, como laboratórios, até investimento nos negócios das startups.

A Renault/Nissan, que juntas formaram a maior construtora mundial de carros, investe nessa mesma linha no Renault Experience, um programa criado especialmente para estudantes universitários. A ideia tem muito a ver com uma das modalidades de metodologias ativas de aprendizado implantadas na Univille: desafiar os estudantes a solucionar problemas reais de empresas em contatos diretos, em sala de aula, com gestores das organizações.

“O Renault experience oferece todo o suporte de conhecimento para guiar os estudantes a identificar um problema, ter uma ideia e desenvolvê-la até virar uma startup”, explicou durante o fórum o coordenador de Open Inovation Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance, Alexandre Grentesk. É a chamada inovação aberta. “Grandes companhias têm muitos processos, problemas em escala para resolver. Não dá para competir com as pequenas, mais rápidas e focadas em um único problema”. Foi aí que definimos categorias de parceiros para a aliança entre os fabricantes automotores, com destaque para potenciais futuros empreendedores.

O fórum na Univille, realizado em parceria com o Civi-co e apoio do Sebrae/SC, A2C, Nexus Consultoria em Sustentabilidade e Programa de Empreendedorismo da Univille (Posso), encerrou com mesa redonda sobre Impacto Social o Futuro dos Negócios. O debate, mediado pelo empreendedor social Roberto Pascoal, presidente do Instituto Omunga, incubado na Cause, reuniu a cofundadora da Hype60+, Layla Valliar, a cofundadora da Pipe.Social, Mariana Fonseca, o CEO na Atina Educação, Vinicius Saraceni, a cofundadora da Muda Tudo, Ana Luiza Prudente, e o idealizador da Co-mo-ver, Mauricio Curi.

Parceria

Durante o fórum, Inovaparq e Civi-Co, espaço compartilhado para negócios de impacto social localizado em São Paulo, assinaram convênio de parceria do tipo guarda-chuva, com várias possibilidades. Uma delas é dar visibilidade aos empreendedores do parque tecnológico para os fundos de investimentos, que se concentram na capital paulista, explica o CEO do coworking, Ricardo Podval. Outra vertente é criar uma rede de troca de ideias e experiências entre as startups das duas instituições. “Muitas podem descobrir que têm negócios complementares ou até desenvolver novas ideias”, destacou. A assinatura do convênio foi feita por Podval e o vice-reitor da Univille, Alexandre Cidral.