O Parque Natural Municipal da Caieira foi a sala de aula para um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade da Região de Joinville (Univille), na manhã desta terça-feira (5). Como parte da Semana do Meio Ambiente, eles participaram de atividades promovidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) conduzidas pelas equipes do Núcleo de Unidades de Conservação e do Núcleo de Educação Ambiental, da Unidade de Desenvolvimento e Gestão Ambiental.

O tema deste ano é “Unidade de Conservação é Vida! Mitos e Verdades”, envolvendo palestras interativas no Parque Municipal Natural da Caieira. Em sua apresentação, a engenheira florestal da Sama, Flávia Luiza Colla, esclareceu mitos e verdades sobre as Unidades de Conservação, destacando a importância da preservação do meio ambiente e como é possível promover este cuidado, em paralelo com o desenvolvimento da cidade.

“Um exemplo de uso sustentável é a captação de água na ETA Cubatão, ou seja, uma das principais fontes de abastecimento de Joinville está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca, sendo que a mesma corresponde a 35% do território do município”, explicou Flávia.

A acadêmica Vanessa dos Santos, do 1º ano de Engenharia Ambiental, estava animada com a visita. Moradora do município vizinho de Schoroeder, ela vai a Joinville diariamente para estudar. “Gosto de visitar os pontos turísticos daqui, mas ainda não conhecia este parque. É muito importante porque podemos ver, na prática, o que estudamos em sala de aula”, destacou.

Os participantes levaram para casa um kit de educação ambiental com sacola ecológica, lixeiro para carros, informativo sobre as Unidades de Conservação, cartilha do Projeto Viva Ciranda, flyer sobre as Unidades de Conservação de Joinville e um exemplar do livro “Espiando a Mata Atlântica”.

Joinville possui sete Unidades de Conservação municipais que, somadas às outras áreas protegidas, ultrapassam 50% do território. São áreas protegidas, ou seja, espaços geográficos definidos, reconhecidos e destinados ao manejo, com o objetivo de promover a conservação da natureza a longo prazo. Também são áreas protegidas as Áreas de Preservação Permanente – APPs, Reserva Legal, entre outras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Joinville