O projeto de pesquisa da Univille que visa resgatar o conhecimento tradicional de alimentação das comunidades Mbyá Guarani do Estado ganhou um aliado de peso: a Defensoria Pública da União em Joinville (DPU). As professoras Yoná Dalonso, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, e Fernanda Lapa, da Clínica de Direitos Humanos, estão à frente do trabalho.

O estudo prevê atuação nas aldeias Mbyá, etnia dos índios Guarani, localizadas no Norte de Santa Catarina, onde existem quatro terras indígenas e 10 aldeias. Há cerca de 400 indígenas na área, concentrados nas cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. A DPU, órgão de promoção dos direitos humanos, vai apoiar e acompanhar a realização do estudo, além disponibilizar assistência jurídica.

Extensão universitária

A Univille já atuou em aldeias Mbyá em projetos de extensão universitária entre 2010 e 2015, coordenados pela professora Roseneide Campos Deglmann, que visavam principalmente a sustentabilidade e o aumento da qualidade de vida das comunidades indígenas. Os trabalhos, que incluíam oficinas, palestras e encontros, envolveram os cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e História. Foram beneficiadas pela Universidade as aldeias Tiarajú Ivy Marãey, de Araquari, Yaka Porã, de Garuva, e Conquista, de Barra do Sul.