Perto de 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçado, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU/FAO). São quase 1,3 bilhão de toneladas de comida por ano. Por outro lado, relatório divulgado pela ONU no ano passado revelou que 815 milhões de pessoas no mundo passam fome.

Reaproveitar alimentos e incentivar o consumo consciente são algumas das alternativas apontadas para mitigar o problema e ainda contribuir para reduzir a geração de resíduos. Na Univille, um projeto de extensão universitária desenvolvido desde 2009 atua nessa linha. É o Oficinas Eco-gastronômicas Sabor de Sobra, que ensina gratuitamente a população de Joinville a preparar novos pratos com os alimentos excedentes descartados nas disciplinas do curso de Gastronomia.

A partir do dia 25 de julho, até novembro, o projeto vai realizar oficinas gratuitas também no Shopping Mueller, em sessões abertas ao público no espaço do Mueller Gourmet. O primeiro encontro ocorrerá nessa sexta-feira, 27 de julho, às 14h30, no Mezanino do Art Café. Ao final da oficina, os participantes poderão degustar as receitas. As inscrições podem ser feitas pelo fone (47) 3451 8272.

Calendário das oficinas:

Julho – dia 27

Agosto – dias 10, 17 e 31

Setembro – dias 21 e 28

Outubro – dias 5 e 26

Novembro – dias 9, 16 e 30

Você sabia?

Erradicar a fome e a má nutrição no mundo até 2030 é uma das metas e um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU para implementação em todos os países.