Críticas com denúncias ao sistema de justiça criminal no mundo, acusado de fomentar estratégias de opressão e de controle social dos “excluídos”, integram a coletânea de artigos do livro “Criminologia Contemporânea”, que vai ser lançado em Joinville no dia 7 de agosto pelos professores do curso de Direito da Univille Helena Schiessl, Leandro Gornick Nunes e Luana de Carvalho Silva Gusso. O lançamento será às 19h15, no auditório da Universidade. Os professores participam da coletânea como organizadores e também como articulistas, junto com pesquisadores da área no Brasil e no mundo, entre eles o professor de criminologia da universidade britânica de Kent, Roger Mathews.

“Além de analisar criticamente os principais paradigmas criminológicos, os pesquisadores apresentam uma visão interdisciplinar a respeito da questão criminal, dialogando com a filosofia e a sociologia”, explicam os organizadores. A ideia é explorar o tema como forma de conscientização.

A obra, da Lumen Juris Editora, reúne importantes pesquisas na área da criminologia, com foco nas estratégias de controle social empregadas na contemporaneidade. “É um livro que permite aos estudantes da matéria criminológica saírem do plano ideológico dos discursos oficiais e adentrarem na realidade empírica de funcionamento de um Sistema de Justiça Criminal, que garante e   conserva   práticas   políticas   de   exclusão   social   e   negação da vida da “classe dos perigosos”, ou seja, os “inimigos públicos”, especialmente, os pobres que vivem nas periferias dos grandes centros urbanos”, alfinetam.

O quê: lançamento do livro “Criminologia Contemporânea”

Quando: 7 de agosto, às 19h15

Onde: no auditório da Univille

Quanto: R$ 64 (site da Lumen Juris Editora)