O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado desde 1977 pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), vai receber em Joinville cerca de 2,5 mil congressistas. O evento, que começa nesse domingo, dia 2, e vai até o dia 8, na Univille, mobiliza pesquisadores da graduação e da pós-graduação, além de profissionais da área. Ao longo do encontro científico, os congressistas se reúnem em grupos de pesquisa, compartilhando estudos na área, além de acessarem uma programação com palestras, minicursos e oficinas. O tema da edição 2018 é “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”.

Os jovens pesquisadores participam com trabalhos de iniciação científica. Estudantes de graduação que se destacaram nos eventos regionais apresentam seus trabalhos em diferentes categorias e mídias no Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. O evento também premia pesquisadores com projeção na área com o prêmio Luiz Beltrão e com o troféu José Marques de Melo, uma homenagem ao pesquisador pioneiro falecido este ano.

Para esta 41ª edição, há inscritos de todas as unidades da federação. O estado com maior número de congressistas é São Paulo, em um total de 472, seguido do Rio Grande do Sul, com 294. Rio de Janeiro (246) e Paraná (204) também estão entre os recordistas. Entre os participantes da pós-graduação, predominam os doutores (476), seguido dos doutorandos (362) e dos mestrandos (386). Há, ainda, 887 estudantes de graduação. O número de congressistas que compartilharão seus trabalhos no Intercom Junior e nos Grupos de Pesquisa também foi divulgado - são 307 trabalhos aceitos na iniciação científica e 968 nos GPs.

Oficinas, minicursos e discussões sobre temas variados

Além de toda a programação de GPs e das premiações, o evento também conta com uma vasta opção de oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas sobre temas variados. A palestra de abertura, por exemplo, terá como tema o balanço crítico das conquistas e retrocessos nas ciências da comunicação entre 1968 e 2018 e será proferida pela professora doutora Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo.

Uma programação internacional também leva a Joinville o III Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação, com a participação de pesquisadores da Argentina, Uruguai, Equador, Chile e Brasil. Já o colóquio Brasil-Estados Unidos trará participantes da América do Norte. Uma das mesas de debate é justamente sobre a temática do evento: “Desigualdades, Gêneros e Comunicação nas Américas: História, Cultura e Sociedade”.

A programação está disponível no site portalintercom.org.br