A Univille inaugura no dia 14 de agosto a ampliação e modernização de espaços destinados ao atendimento gratuito de saúde, como o Ambulatório Universitário, que aumentou de 16 para 22 o número de consultórios e que atende por ano cerca de 6,6 mil pessoas gratuitamente nas especialidades médicas. A inauguração é um dos pontos altos da 22ª Semana da Comunidade, que comemora no dia 14 de agosto 22 anos de credenciamento como universidade pelo MEC e vai ser realizada de 13 a 18 de agosto simultaneamente nos campi de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

O evento, que atrai cerca de 6 mil pessoas, oferece uma série de atrações e serviços gratuitos para a população. Em Joinville, haverá atividades também nos shoppings Cidade das Flores, Garten e Mueller, e nos terminais de ônibus (confira a programação). Entre as atrações oferecidas estão oficinas, food trucks, apresentações culturais, aulões de fitdance, exposições e a tradicional Feira das Profissões que atrai estudantes do ensino médio de toda a região.

O destaque serão os serviços na área da saúde que vão ser oferecidos no Shopping Mueller e nos terminais de ônibus. A comunidade vai receber orientações e dicas de prevenção em saúde, além de poder realizar exames, como eletromiografia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Acadêmicos e professores dos cursos de graduação na área - Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia - vão participar do atendimento à população de 13 a 16 de agosto, em frente à Lojas Marisa, das 10h às 22h30.

Nos terminais de ônibus, a população vai poder conferir a pressão arterial no dia 15 (quarta-feira) às 10h no Norte, às 14h no Iririú e às 16h, no Itaum. O Dia da Saúde, no sábado (18), das 9h às 13h na Unidade Centro de Joinville, vai ser dedicado a workshops sobre prevenção de várias doenças, entre elas sífilis e males do coração e do intestino.

Uma das novidades da edição deste ano é o art truck, um carrinho com material reciclável que vai ser levado aos terminais de ônibus no dia 15 (nos mesmo horários acima citados) e também fará paradas estratégicas no Shopping Cidade das Flores realizando mini oficinas de gravuras e desenhos, gratuitas e abertas ao público. “A ideia é disponibilizar materiais diferentes para que as pessoas vivenciem uma experiência criativa através de técnicas artísticas distintas”, explica a professora Alena Marmo, do curso de Artes Visuais.

Outra novidade é a cozinha móvel do caminhão da Bragança Gastronomia, que vai funcionar diariamente no campus do Bom Retiro das 8h às 22h demonstrando ao público o processo de produção de cerveja. Os resíduos serão reaproveitados na hora para fazer pão, que será servido no dia seguinte para degustação.

O quê: Semana da Comunidade

Quando:de 13 a 18 de agosto

Onde:nos campi e unidades da Univille em Joinville,São Bento do Sul e São Francisco do Sul, nos shoppings de Joinville e nos terminais de ônibus

Quanto:gratuito